Tendinite nas mãos: como evitar?
Postado em: 09/09/2022
A tendinite nas mãos é um problema comum nos tempos atuais, principalmente devido às atividades repetitivas e à falta de cuidados adequados no trabalho. Essa inflamação pode causar dores intensas, fraqueza e limitações para nossa mobilidade, necessitando até de cirurgia para os casos mais agravados.
No conteúdo de hoje você entenderá melhor esse problema e como ele pode ser evitado. Para saber mais é só continuar a leitura!
O que é a tendinite nas mãos?
A tendinite é uma inflamação nos tendões, que pode acometer diferentes partes do corpo, incluindo as mãos. Ela pode ser provocada, nessa localização, por esforços repetitivos em atividades manuais, sendo muito comum em pedreiros, faxineiras, pianistas e pessoas que trabalham com digitação, por exemplo.
Os sintomas da tendinite incluem:
- dor nas mãos;
- formigamento;
- inchaço;
- fraqueza;
- dificuldades para mexer a mão e segurar objetos.
Qual é o tratamento da tendinite nas mãos?
A tendinite, inicialmente, é tratada com medicamentos — como analgésicos e anti-inflamatórios —, utilização de compressas e prática de fisioterapia. Quando esses tratamentos não funcionam ou o quadro já se encontra agravado, porém, pode ser necessária uma cirurgia para a remoção das lesões.
Dessa maneira, não ignore os sintomas ou adie a procura de um bom profissional. Quanto antes se iniciar a intervenção, menos complicado o tratamento será.
Como evitar a tendinite nas mãos?
A tendinite pode ser evitada com alguns cuidados diários, voltados para a ergonomia e para o nosso tempo de trabalho. Confira algumas das medidas principais!
Faça intervalos
Procure fazer pausas — mesmo que curtas — ao longo do trabalho que utiliza muito as mãos. Evite ficar horas seguidas trabalhando sem tirar alguns minutos para se alongar e descansar. Aliás, isso é importante para a saúde do corpo de uma maneira geral!
Ficar muito tempo na mesma posição ou fazendo a mesma coisa pode causar tendinite nos ombros, nos dedos e nos cotovelos, por exemplo. Assim, faça pausas para se levantar e se deslocar pelo espaço.
Utilize um mobiliário adequado
Utilize cadeiras com apoio para os braços e deixe as mãos a uma altura adequada quando for trabalhar. Isso vale para quem usa o computador, desenha ou escreve, por exemplo.
Alongue-se
Faça alongamentos com as mãos e os punhos! Você pode procurar um fisioterapeuta ou mesmo um ortopedista para te orientar, se tiver dúvidas.
Pratique atividades físicas
Faça atividades que exercitem as mãos e os punhos, fortalecendo a musculatura e estimulando a articulação. Para além disso, exercitar os braços e o corpo como um todo também contribui para evitar inflamações.
Mantenha uma boa alimentação
A alimentação e a hidratação são essenciais para a saúde das articulações, contribuindo também para o estado dos tendões. Assim, procure dar preferência para ingredientes mais leves — que sejam ricos em fibras e vitaminas, por exemplo — e evite uma alimentação pesada, com excesso de açúcar e gordura.
Agora você conhece as dicas principais para evitar a tendinite nas mãos! Não deixe de aplicar esses cuidados no seu dia a dia e, se estiver com algum sintoma dessa inflamação, entre em contato com nossos profissionais!