Atendimento Presencial
Seg a Sex das 08h às 18h
  Sáb das 8h às 13h

Atendimento online
Agende sua teleconsulta
Clique aqui

Saiba tudo sobre canelite: inflamação comum em corredores

Saiba tudo sobre canelite: inflamação comum em corredores

A periostite medial da tíbia ou canelite, como é popularmente conhecida, é uma inflamação do “osso da canela”, a tíbia, e/ou dos músculos e tendões da região.

Essa inflamação incômoda é geralmente caracterizada por uma dor intensa na altura da canela, que aparece em momentos de esforços localizados na região, especialmente quando o indivíduo pratica algum exercício físico.

A canelite é dividida em dois tipos, são eles:

  • A canelite anteromedial, que é a versão da inflamação que acomete a parte superior da tíbia, sendo identificada por dores na parte frontal da perna.
  • E também a canelite posterolateral, que é a versão mais comum da inflamação e acomete a parte inferior da tíbia, sendo caracterizada por fortes dores na parte de trás da canela, perto do calcanhar.

Causas da canelite

Por ser uma inflamação, a canelite pode se originar de uma infecção. 

As causas dessa infecção podem ir de razões simples como uma fratura que não foi devidamente tratada até problemas graves como tumores na tíbia, em casos mais raros.

Mas a inflamação da tíbia costuma ocorrer por motivos mais simples, como:

  • Uso de calçados inadequados
  • Corridas em terreno irregular
  • Excesso de exercícios para perna
  • Pisada errada
  • Fatores genéticos
  • Falta de alongamento antes da prática de exercícios físicos

Os grupos de risco, por assim dizer, para a canelite são principalmente indivíduos que praticam atividades de alto impacto na canela. 

Como por exemplo atletas, dançarinos, lutadores de artes marciais e pessoas que possuem deformidades de nascença na “pisada”.

De toda forma, ao sentir os sintomas de canelite, um médico deverá ser consultado para que um diagnóstico correto seja elaborado e um tratamento definido.

Sintomas e diagnóstico

Geralmente os sintomas da canelite são os seguintes:

  • Dor e sensibilidade na canela;
  • Dificuldade ao caminhar;
  • Dores após exercícios físicos;
  • Fraqueza nos pés;
  • Inchaço.

Em casos mais graves, a pessoa acometida por canelite não consegue nem mesmo caminhar. 

Nesses casos o diagnóstico é essencial, pois esses sintomas podem ser confundidos com sintomas de outras doenças.

Por se tratar de uma inflamação que acomete um osso, o profissional médico responsável por identificar e prescrever um tratamento para a canelite é o ortopedista.

Em suma, esse médico irá fazer uma entrevista com o indivíduo possivelmente acometido por uma canelite a fim de entender os seus hábitos e, em seguida, pedirá exames de imagem para aferir a gravidade da lesão e determinar o tratamento a ser adotado no caso.

Tratamento para a canelite

A canelite é uma inflamação relativamente comum, pois pode aparecer devido ao estresse dos tendões da tíbia. E o que não faltam são formas de chegar a este resultado.

O tratamento para a enfermidade é muito simples e costuma resolver o problema em, no máximo, três semanas. Consiste na administração de antiinflamatórios e antibióticos por via oral. Métodos mais invasivos como intervenções cirúrgicas podem ser a solução em alguns casos mais complexos.

Durante o tratamento, é recomendado que o paciente fique em total repouso. Em alguns casos mais severos, sessões de fisioterapia podem ser prescritas pelo ortopedista.

Previna-se e evite o pior!

A canelite pode ser evitada com a adoção de medidas de segurança básicas, como o uso de equipamentos corretos ao se exercitar e procurar um profissional de educação física a fim de proceder corretamente com os exercícios em academias.

A prática de exercícios de fortalecimento dos músculos que envolvem a tíbia também podem evitar que a região acabe sofrendo fraturas e venha a ter inflamações no futuro.

A automedicação é contra indicada nesses casos, pois a prescrição de medicamentos só pode ser feita por um médico, mediante o entendimento total do quadro do paciente em questão.

Na Clínica Ortopédica Paulista nós dispomos de médicos ortopedistas que estão prontos para te atender e ajudar você a se livrar não apenas da canelite, mas de qualquer outra enfermidade que venha a acometer ossos e seus similares. 

Marque já a sua consulta!

CHAT
ONLINE