Especialista em joelho: saiba o que ele faz e quando procurar um
Postado em: 15/02/2021
Um ortopedista especialista em joelho é o profissional responsável por diagnosticar e tratar os principais problemas que acometem essa parte do corpo humano.
Como sabemos, o joelho é uma articulação formada por uma série de estruturas, entre elas: o fêmur, a tíbia, a patela, os meniscos e os ligamentos
Ele é fundamental para a correta movimentação dos membros inferiores (andar, correr, sentar e ficar de pé). Por isso, é uma região que costuma sofrer bastante desgaste, além de ser afetada por algumas doenças.
O que faz um ortopedista especialista em joelho?
De modo geral podemos dizer que o ortopedista especialista em joelho é responsável por cuidar dos ossos, músculos, tendões, ligamentos e articulações, com o objetivo de prevenir ou tratar problemas no aparelho locomotor. Ele será o responsável por avaliar o paciente no caso de torções, traumas, fraturas, luxações ou inflamações.
Doenças tratadas por um especialista em joelho
Os problemas com os quais o ortopedista especialista em joelho precisa lidar são os mais variados. Abaixo falaremos um pouco mais sobre cada um deles.
- Artrite: inflamação que pode ou não ter origem autoimune. A modalidade autoimune ocorre quando o corpo passa a produzir anticorpos que atacam o tecido sinovial de uma articulação, provocando dor intensa no joelho, sensação de calor na área, sensibilidade, rigidez e vermelhidão da perna. Já a inflamação da artrite provocada por infecção de bactérias ou outros microrganismos causa febre e acúmulo de pus no joelho.
- Artrose: a condição se origina devido ao desgaste das cartilagens do joelho, responsáveis por revestir a extremidade dos ossos. Ele acontece naturalmente ao longo da vida e por isso a doença é bastante comum entre pessoas com mais de 65 anos. Os pacientes relatam dor intensa e inchaço crônico, que pode surgir e desaparecer ao longo do tempo.
- Bursite: condição na qual as bursas (pequenas bolsas que abrigam uma fina camada de líquido sinovial) sofrem inflamação. Quando há uma uma situação de estresse na articulação, ocorre inchaço nas bursas e isso causa dor. Normalmente, ela é originada por traumas diretos ou movimentos repetitivos.
- Síndrome do Trato Iliotibial (STIT): comum entre atletas, é uma inflamação aguda que acomete o trato iliotibial, um tecido fibroso localizado na coxa. O problema acontece quando há fricção exagerada dessa região.
- Síndrome da Dor Femoropatelar (SDFP): mais recorrente entre mulheres e indivíduos que realizam atividades intensas, e ocorre por sobrecarga do fêmur e da patela, provocando dor na região da frente do joelho.
- Cisto de Baker: surge como consequência de uma artrite, ruptura do menisco, artrose ou outros problemas no joelho. O cisto aparece como um pequeno inchaço na parte de trás da perna e o paciente pode sentir dor no local.
- Gota: é um problema comum no joelho e tem como principais sintomas a dor aguda, calor intenso nas articulações, deformidade e vermelhidão.
- Sinovite: inflamação da membrana sinovial, que passa a produzir grande quantidade de líquido sinovial. Esse líquido, então, “invade” a articulação e causa a sensação de “água no joelho”. Ela se desenvolve como consequência de traumas diretos, exercícios repetitivos e outras doenças ocorridas no joelho.
- Condropatia patelar: conhecida também por condromalácia, é caracterizada pelo “amolecimento” ou fissuras na cartilagem que recobre a patela. Em alguns casos é assintomática, mas em outros provoca dor na área da patela.
Lesões recorrentes do joelho
O ortopedista especialista em joelho não trata apenas de doenças que podem acometer essa área. As lesões são igualmente comuns entre os indivíduos e precisam ser avaliadas e bem tratadas por um profissional. Entre elas estão:
- Lesão do Ligamento Cruzado Anterior: geralmente acontece por causa de uma rotação ou movimento brusco do joelho ou por entorse quando se mantém o pé fixo no chão.
- Lesão do Ligamento Cruzado Posterior: é frequentemente lesionado por um golpe na frente do joelho, enquanto o joelho está dobrado. Isso geralmente ocorre em colisões de veículos e contatos relacionados a esportes.
- Lesões do ligamento colateral: são geralmente causadas por uma força que empurra o joelho para o lado. As lesões no MCL geralmente são causadas por um golpe direto na parte externa do joelho e geralmente são relacionadas a esportes.
- Lesões Meniscais: geralmente acontecem durante esportes e podem ocorrer ao torcer, cortar, girar ou ser empurrado. Também podem ocorrer como resultado de artrite ou envelhecimento.
- Ruptura do tendão patelar: quedas, força direta na frente do joelho e aterrissagem desajeitada de um salto são causas comuns de lesões no tendão do joelho.
Quando procurar um especialista em joelho
Não existe um momento ou idade certa para procurar um especialista em joelho. De certo modo, é possível considerar uma visita ao ortopedista quando:
- Não conseguir suportar o peso do corpo;
- Dor intensa, mesmo em repouso;
- Apresentar estalos, ficar preso ou travar em algum movimento;
- Estiver deformado ou desconfigurado;
- Dor e inflamação, acompanhado de febre;
- Inchaço local, sensação de formigamento e panturrilha com coloração azulada;
- Não apresentar melhoras após 3 dias de tratamento doméstico;
- Para prevenção, a partir dos 45 anos, a fim de evitar os sintomas do desgaste do envelhecimento no joelho.
Cuidar da saúde do joelho é fundamental para uma vida mais ativa e sem dores. Para isso, agende sua consulta com ortopedista especialista em joelho na Clínica Ortopédica Paulista.
Artigo escrito pelo Dr. Antonio José Alam