imagem que representa a logomarca

Horário de funcionamento:
Seg a Sex das 08h às 18h | Sáb das 08h às 13h
Datas de fechamento da Clínica

Má postura: quais as principais doenças relacionadas

Postado em: 20/07/2022

A má postura é um problema presente na maioria das atividades diárias. Enquanto estamos trabalhando, caminhando, dirigindo, cozinhando ou mesmo deitados para relaxar, não nos atentamos a esse fator e adotamos posições inadequadas, por mais que pareçam confortáveis no momento em questão. Isso prejudica nosso bem-estar, nossa qualidade de vida e nossa saúde de um modo geral. Continue sua leitura e compreenda as doenças relacionadas à má postura corporal!

Principais doenças relacionadas à má postura

As posturas inadequadas provocam o enfraquecimento e o encurtamento muscular, além de prejudicar a circulação sanguínea e inflamar as articulações, entre várias outras questões. Os resultados incluem dores intensas ou persistentes, que prejudicam nosso desempenho e qualidade de vida de um modo geral. Os quadros podem se agravar de tal forma que o indivíduo precisa se afastar do trabalho ou mesmo passar por uma operação para a correção dos problemas adquiridos. 

Para além das dores e desconfortos em si, existem diferentes doenças recorrentes da má postura corporal. Conheça as principais!

Problemas de coluna

As posturas inadequadas podem alterar o alinhamento da coluna, causando desvios como a cifose, a lordose e a escoliose. Esses problemas geram curvaturas e concavidades que prejudicam as funções da região, interferindo em nossa mobilidade e no bem-estar. Além disso, um outro quadro comum é a hérnia de disco, que pode causar dor crônica e até mesmo influenciar no funcionamento do intestino, se não for tratada adequadamente.

Lesão por Esforço repetitivo (LER)

A LER acontece quando adotamos uma postura inadequada em atividades repetitivas, como utilizar o computador, tocar um instrumento musical, fazer um trabalho manual ou dirigir, por exemplo. Ela provoca a inflamação e a irritação das articulações, dos músculos, dos dos nervos e dos tendões, causando dores intensas e prejudicando a movimentação. O problema pode afetar a coluna cervical e lombar, as mãos, os joelhos, os braços e os ombros, entre outras regiões corporais.

Tenossinovite

A tenossinovite é uma inflamação mais agravada dos tendões, que provoca dores intensas e espasmos no paciente. Ela pode impossibilitar até as tarefas mais simplificadas, como segurar um objeto nas mãos, sendo uma consequência do esforço repetitivo e exagerado de algum tendão.

O tratamento das doenças relacionadas à má postura

O tratamento dependerá da gravidade da situação. Ele pode se referir apenas à mudança de hábitos e à maior vigilância da postura corporal, que deve ser praticada inclusive como forma de prevenção. É preciso compreender a forma correta de se sentar, de caminhar, de se agachar e se deitar, por exemplo, trazendo esses cuidados para o trabalho, as tarefas de casa e os momentos de lazer.

Para aprender essas questões considerando suas particularidades, uma boa alternativa é consultar um fisioterapeuta especialista em RPG. As técnicas de Reeducação Postural Global podem ser ótimos tratamentos para os problemas posturais, envolvendo exercícios de alongamento e respiração.

Consultar um ortopedista também é algo fundamental. O profissional orientará sobre medicamentos para aliviar a dor, a necessidade de praticar RPG, as recomendações e contraindicações de atividades físicas para cada caso e os cuidados gerais para o dia a dia. Pode ser necessário, em lesões muito agravadas, que se realize uma cirurgia para reverter a situação. O médico efetuará um diagnóstico assertivo e identificará o procedimento mais adequado.

Se você tem dúvidas quanto à postura corporal ou sente dores de cabeça relacionadas à tensão, dores musculares, dormências ou desconfortos, não deixe de agendar um horário com um especialista. Os profissionais da Clínica Paulista estão à sua disposição!


O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.