imagem que representa a logomarca

Horário de funcionamento:
Seg a Sex das 08h às 18h | Sáb das 08h às 13h
Datas de fechamento da Clínica

Entenda as diferenças entre Cirurgia Artroscópica e Cirurgia Aberta no Joelho

Postado em: 23/01/2023

Você conhece as diferenças entre Cirurgia Artroscópica e Cirurgia Aberta? Esses dois tipos de operação podem ser feitos para tratar problemas do joelho, sendo que cada um tem suas indicações.

No conteúdo de hoje você vai saber mais sobre o assunto e entender as vantagens de cada uma dessas técnicas. Tenha uma boa leitura!

Quais as diferenças entre Cirurgia Artroscópica e Cirurgia Aberta?

A cirurgia aberta é o modelo tradicional, no qual é feita uma abertura no corpo do paciente para alcançar a área a ser tratada. A cirurgia artroscópica, por sua vez, é uma técnica minimamente invasiva, na qual o paciente pode ser operado por meio de pequenas incisões.

A diferença entre essas cirurgias, portanto, está nas suas indicações, na forma como são feitas e no tempo de recuperação. Entenda!

Indicações

Quando falamos de cirurgia do joelho, a artroscopia tem sido indicada para a maioria das situações. Ela promove resultados mais assertivos para o tratamento de diferentes lesões, como:

  • o ligamento cruzado;
  • as lesões no menisco;
  • a remoção de fragmentos de ossos e de corpos livres;
  • as lesões da cartilagem.

Além disso, a artroscopia pode ser utilizada para a coleta de amostras de tecido para a realização de biópsias.

A cirurgia aberta, por sua vez, é indicada para casos mais específicos, como a substituição do joelho por uma prótese.

Procedimentos

Na cirurgia artroscópica, de um modo geral, é utilizada a anestesia peridural com sedativo ou a anestesia geral. São feitas pequenas incisões na área a ser tratada, por onde são introduzidos o artroscópio e os demais instrumentos.

O artroscópio é uma cânula fina, acoplada a uma microcâmera que transmite as imagens de dentro do paciente para um monitor. Assim, o médico visualiza as estruturas necessárias em tempo real e com o máximo de qualidade, manuseando os demais equipamentos.

A cirurgia aberta, por sua vez, é feita com o paciente sob o efeito de anestesia geral, com um corte com a profundidade da condição a ser tratada. É preciso manipular outros tecidos que se encontram no caminho, sendo um processo mais delicado para o organismo.

No caso da prótese, as estruturas naturais são removidas e os implantes são colocados. O indivíduo deve passar um tempo na UTI depois da cirurgia para observação, antes de ser liberado para o quarto.

Recuperação

Na cirurgia artroscópica, o paciente costuma ter alta no mesmo dia, ficando apenas algumas horas no hospital para observação. O processo é menos doloroso e muitas vezes não é preciso utilizar uma imobilização.

Os cuidados costumam envolver fisioterapia e repouso, levando de 6 a 8 semanas para a recuperação total. Esses detalhes podem mudar de acordo com cada caso.

Na cirurgia aberta, o tempo de recuperação é mais longo. No caso da prótese, por exemplo, a adaptação se completa em cerca de um ano — mas com melhoras significativas nos primeiros 6 meses.

Ao conferir as diferenças entre a “CIRURGIA ARTROSCÓPICA E A CIRURGIA ABERTA”, percebemos as vantagens da artroscopia. O modelo tradicional, no entanto, ainda tem sua importância e não deve ser descartado. O mais importante é contar com um ortopedista qualificado, que seja de sua confiança. Assim, você garante os melhores resultados para o procedimento.

Esperamos que tenha gostado do conteúdo! Se você sofre com problemas do joelho, não deixe de marcar um horário para vir conversar sobre o melhor tratamento para o seu caso!

Leia também:

O que é viscossuplementação?

Dor no quadril durante a corrida: saiba o que pode ser


O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.