imagem que representa a logomarca

Horário de funcionamento:
Seg a Sex das 08h às 18h | Sáb das 08h às 13h
Datas de fechamento da Clínica

Dor no quadril durante a corrida: saiba o que pode ser?

Postado em: 19/10/2022

Muitas pessoas optam pelas corridas e caminhadas quando deixam o sedentarismo, mas a falta de alongamentos e da postura correta ao executar a atividade podem causar lesões ou dor no quadril.

Você está no meio da corrida e sente uma fisgada no glúteo. É importante checar a dor, que pode ir de um desconforto – devido a um treino mais pesado – a um indicativo de lesão no quadril. Correr sobrecarrega as articulações do quadril, joelho e tornozelo. Por isso, é importante se prevenir para não contrair uma tendinite do músculo glúteo, muito comum entre os corredores.

dor-no-quadril-durante-a-corrida-saiba-o-que-pode-ser

 

O músculo glúteo médio é responsável pelo movimento de abrir a perna, além de ser o principal estabilizador da bacia. Ele impede que a bacia incline para baixo quando tiramos o pé do chão. Por isso, ele é muito sobrecarregado durante a corrida, e é a lesão mais comum de quadril.

As causas para lesões são uma combinação de fatores, mas o principal motivo é o aumento da carga de exercício de forma abrupta, seja no caso dos corredores de fim de semana, que resolvem correr sem estarem treinados, ou em corredores regulares, que aumentam sua carga de treino. O excesso de impacto na região causa o problema.

Começar a correr devagar e acelerar progressivamente os treinos, além de fazer alongamento ao fim da prática são essenciais para evitar lesões.

Se você é corredor e se identificou com os sintomas, agende uma consulta na Clínica Ortopédica Paulista!


O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.