Clínica Ortopédica: quando as infiltrações são indicadas?
Postado em: 19/12/2022
Você já ouviu falar no tratamento com Infiltrações? Essa é uma alternativa muito vantajosa para alguns pacientes na Clínica Ortopédica, sendo recomendado para o alívio de dores de problemas na articulação.
No conteúdo de hoje você vai saber mais sobre esse tratamento, suas indicações e suas vantagens. Tenha uma boa leitura!
O que são as infiltrações?
As infiltrações são tratamentos em que um medicamento é injetado diretamente no local lesionado, tendo efeitos mais precisos sobre as dores do paciente. Essa é uma técnica muito indicada para os casos de problemas crônicos, por exemplo, tendo efeitos prolongados e melhorando a qualidade de vida.
Podem ser utilizadas medicações como anestésicos, ácido hialurônico e corticoides, dependendo das demandas de cada indivíduo. Praticamente todas as articulações podem receber a intervenção, assim como os tendões e os ligamentos do nosso corpo.
Quais são os tipos de infiltrações?
As infiltrações, de um modo geral, são divididas em dois tipos:
- as articulares, que são aplicadas dentro das articulações;
- as periarticulares, que são aplicadas nos tecidos moles ao redor das articulações.
Também é possível classificá-las de acordo com o medicamento utilizado. As substâncias são escolhidas conforme as demandas do paciente, sendo as principais:
- os anestésicos, comuns para reduzir a dor advinda de procedimentos e para confirmar a origem da lesão;
- os corticoides, comuns para reduzir dores e inchaços, tendo efeito antiinflamatório;
- o ácido hialurônico, que melhora a viscosidade do líquido articular e é muito utilizado em casos de artrose.
Quando as infiltrações são indicadas?
Na clínica ortopédica, as infiltrações podem ser a primeira opção de um tratamento ou serem indicadas quando outras alternativas não foram suficientes. A escolha depende da intensidade da dor e de outras particularidades do paciente, sendo que a decisão deve ser tomada pelo ortopedista.
Algumas das doenças em que a técnica é indicada são:
- a condromalácia patelar, na qual a cartilagem do joelho fica amolecida;
- a artrose avançada, na qual a mobilidade da articulação já foi bem prejudicada e a dor é mais intensa.
Além disso, o tratamento é indicado em alguns casos de artrite, bursite, dedo em gatilho, tendinite e outras complicações.
Como são feitas as infiltrações?
O tratamento se inicia com a limpeza da pele onde a injeção será aplicada, utilizando também um anestésico para minimizar os incômodos do paciente. A medicação é aplicada com agulhas e seringas esterilizadas, sendo injetada por um especialista que sabe exatamente qual o local adequado.
Os remédios podem ser injetados, por exemplo, nos nervos, nas bursas, nos cistos ou nos tendões. É colocado um curativo e o paciente deve fazer repouso por cerca de 48 horas, para se recuperar dos efeitos do procedimento.
Depois de passar o efeito da anestesia, pode ser que a dor fique pior do que já estava antes da infiltração. Esse é um efeito colateral temporário da técnica, podendo ser utilizados antiinflamatórios e analgésicos para o maior alívio do indivíduo.
Depois da infiltração, é necessário dar continuidade ao acompanhamento médico para verificar o desenvolvimento do quadro. O paciente pode precisar de fisioterapia para recuperar a mobilidade da articulação.
Quais são os benefícios das infiltrações?
As infiltrações trazem uma série de vantagens para os pacientes. Conheça as principais!
Duração prolongada dos efeitos
As infiltrações podem durar de 6 meses a mais de um ano, de acordo com as medicações e a dosagem utilizadas. O paciente passa por um período maior com menos dores, com melhora da mobilidade e com maior qualidade de vida.
Menores efeitos colaterais
As medicações orais não têm um efeito tão direcionado quanto as infiltrações, trazendo maiores impactos para outras partes do organismo. Como na infiltração a substância é aplicada diretamente no local a ser tratado, os seus efeitos se concentram nessa área e o restante do corpo é preservado.
Segurança dos pacientes
As infiltrações são sempre muito seguras, trazendo raramente algumas complicações. Um dos problemas que podem surgir com esse tratamento é a chamada sinovite reacional — uma inflamação da cartilagem que dura por volta de dois dias.
Quais são as contra indicações das infiltrações?
Para que sejam realmente seguras e tragam os melhores resultados, é importante ficar atento às contraindicações das infiltrações. O paciente deve relatar ao médico detalhes do seu histórico clínico e familiar, informando também, por exemplo, se toma anticoagulantes, se tem alguma alergia ou problemas de coagulação.
De um modo geral, as infiltrações não são indicadas para:
- quem faz uso de prótese na articulação;
- quem está com infecções na pele ou na articulação;
- quem tem problemas de coagulação.
Nessas situações, é necessário pensar em outras alternativas para proporcionar o alívio da dor do paciente, sendo que o ortopedista indica as melhores formas de tratamento.
Onde fazer o tratamento com infiltrações?
O tratamento com infiltrações deve ser feito em uma clínica ortopédica de confiança, para garantir os melhores resultados e a segurança do paciente. Essa é uma indicação válida para qualquer tipo de intervenção, já que as habilidades do médico, seus níveis de conhecimento e a infraestrutura do local fazem toda a diferença, por mais simples que sejam os procedimentos.
Busque por especialistas e por uma clínica reconhecida na área. Pesquise a opinião de outros pacientes e converse com os profissionais para tirar todas as suas dúvidas, observando em quais locais você foi melhor atendido e sentiu o maior acolhimento.
Tudo isso faz diferença para o seu bem-estar e a sua tranquilidade durante o processo. O indivíduo deve se sentir à vontade com um profissional para compartilhar suas dores, seus medos e seus desafios.
Com os cuidados adequados na hora de escolher uma clínica ortopédica, as “INFILTRAÇÕES” trazem grandes contribuições para a vida do paciente, sendo uma técnica inovadora, que tende a melhorar cada vez mais. Agora você já sabe como funciona esse procedimento e quando pode procurá-lo!
Esperamos que tenha gostado do conteúdo de hoje. Se ficou com alguma dúvida sobre as infrações ou quer fazer uma avaliação, não deixe de entrar em contato e agendar sua consulta com um dos nossos profissionais! Estamos à sua disposição para conversar.
Leia também:
Clínica Ortopédica: quais as especialidades e cirurgias realizadas?
Dor no quadril durante a corrida: saiba o que pode ser