imagem que representa a logomarca

Horário de funcionamento:
Seg a Sex das 08h às 18h | Sáb das 08h às 13h
Datas de fechamento da Clínica

Como saber se a clavícula está fora do lugar?

Postado em: 26/09/2022

A luxação acromioclavicular é causada por traumas diretos sobre o ombro resultando em dor e deformidade na região lateral da clavícula. Na maioria das vezes, a lesão acontece durante a prática de esportes, como futebol, ciclismo, skate, jiu-jitsu, judô ou acidentes automobilísticos.

A lesão costuma acometer pacientes do sexo masculino, entre 20-40 anos, vítimas de queda sobre o ombro com o braço junto ao corpo. 

Após o trauma pode ocorrer dor persistente, dificuldade de movimentação, edema (inchaço) e, em alguns casos, deformidade visível na articulação acromioclavicular, que pode ser palpada como um degrau na parte lateral da clavícula. 

como-saber-se-a-clavicula-esta-fora-do-lugar

O diagnóstico deve ser feito por um médico ortopedista através de exame físico, onde ele avaliará exatamente as possíveis estruturas lesionadas. A utilização de exames de imagens é fundamental para entender o mecanismo da lesão e auxiliar na tomada de decisão. 

Existem seis tipos de luxação, classificados de acordo com a gravidade. Os dois primeiros, mais leves, têm tratamento conservador (imobilização e analgesia). O terceiro nível, um pouco mais grave, tem tratamento discutido entre os especialistas. Já os níveis 4, 5 e 6 são tratados cirurgicamente.

A reabilitação é feita com sessões de fisioterapia e precisa continuar com fortalecimento muscular por meio da musculação.

Você sente dor no ombro? Consulte um especialista em Ombro e Cotovelo da Clínica Ortopédica Paulista.


O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.