Atendimento Presencial
Seg a Sex das 08h às 18h
  Sáb das 8h às 13h

Atendimento online
Agende sua teleconsulta
Clique aqui

Cirurgia de Lesão ligamento no joelho

É muito comum ouvirmos falar sobre a cirurgia de ligamento cruzado anterior no joelho, mas a principal dúvida dos pacientes é quanto ao tempo de recuperação. 

Para facilitar, podemos dizer que, de maneira geral, as muletas são necessárias de 10 a 15 dias, dependendo da dor, e a maioria das pessoas retorna ao trabalho de escritório dentro deste período, ou até mesmo antes. 

Também é importante iniciar a fisioterapia o mais breve possível, ainda no próprio hospital, com o objetivo de fazer com que o joelho mantenha sua flexão e iniciar o trabalho de fortalecimento, além de tratar a dor e o inchaço.

Mas quem deseja retornar aos esportes, o processo é um pouco mais longo, levando cerca de 9 a 12 meses. Isso acontece devido ao processo de remodelação no enxerto, pelo qual a força máxima não é alcançada até cerca de 9 meses.

Apesar de ser considerada longa, quando feita corretamente, a recuperação da cirurgia de lesão ligamento no joelho aumenta a chance de sucesso e ainda permite o retorno do paciente às atividades habitualmente realizadas anteriormente.

O que é o ligamento cruzado anterior

Você sabia que o ligamento cruzado anterior é um dos ligamentos que mais sofre ruptura no joelho?

Apesar de o nosso corpo tentar cicatrizar o ligamento, isso não ocorre de maneira adequada e pode ter implicações negativas para a qualidade de vida do paciente, como dor, instabilidade, dificuldade para realizar atividades esportivas que envolvem giro, entre outras. 

Pensando nisso, é importante buscar atendimento com o ortopedista especialista em joelho para tratar adequadamente a lesão, seja de forma cirúrgica ou não cirúrgica. 

Vale ressaltar que a maioria das lesões que acontece no ligamento cruzado anterior durante o esporte se dão sem contato com outro jogador, ou seja, por movimentos inadequados durante a sua execução.

Apesar de uma lesão como essa não poder ser prevista, existem alguns fatores que podem diminuir o risco de sua ocorrência, como fortalecer e alongar a musculatura da coxa e core abdominal, trabalhar o equilíbrio e treinar o movimento esportivo.

Além disso, não podemos esquecer que é fundamental o acompanhamento com um ortopedista especialista em joelho para evitar lesões, tratá-las e recuperar-se bem após a cirurgia de ligamento cruzado anterior!

Artigo escrito pelo Dr. Antonio José Alam

CHAT
ONLINE