O que acontece quando quebra o cotovelo?
Postado em: 05/10/2022
Quando ocorre um trauma no braço, por exemplo uma queda com a mão espalmada no chão ou um trauma direto do cotovelo, seguido de dor, hematoma e incapacidade de movimentar a articulação, existe uma grande possibilidade de ter ocorrido uma fratura no cotovelo.
Associado às fraturas, é possível que ocorra lesões ligamentares, tornando o cotovelo mais instável, ou seja, há a possibilidade da ocorrência de uma luxação do cotovelo mesmo sem um novo episódio traumático.
Cada fratura deve ser avaliada individualmente, tomando como base o seu traço, número de fragmentos e o seu deslocamento. Normalmente, as fraturas do cotovelo adulto aceitam pouco deslocamento sob o risco de gerar limitação de movimento no futuro (rigidez de cotovelo).
Quando houver a indicação da cirurgia, o objetivo é colocar os fragmentos no lugar e fixá-los da forma mais estável possível para que o paciente possa começar a movimentar a articulação evitando a rigidez articular.
Atualmente existem implantes específicos para cada região do cotovelo, como placas pré-moldadas. Algumas placas possuem a tecnologia de parafusos bloqueados (LCP), o que torna a montagem mais firme. Essas placas são importantes em fraturas de vários fragmentos e ossos com osteoporose.
Precisa de ajuda para tratar sua fratura no cotovelo? Agende sua consulta na Clínica Ortopédica Paulista, que conta com atendimento humanizado e exclusivo para atender cada um de nossos pacientes.