Hérnia de disco dá dor na lombar?
Postado em: 12/09/2022
A hérnia de disco é causada pelo envelhecimento, desgaste ou deslocamento do disco intervertebral, que é uma espécie de sistema que absorve o impacto da movimentação do corpo, localizado entre as vértebras. Pode levar a sintomas como dor nas costas, sensação de queimação ou de dormência.
A origem do problema está relacionada ao processo natural do envelhecimento, geralmente se instala na coluna lombar, embora possa afetar também a coluna cervical ou torácica.
Costuma afetar indivíduos dos 30 aos 60 anos, sendo a predisposição genética a principal causa da doença. Sedentarismo, tabagismo, excesso de peso e hábito de carregar peso são fatores que podem acelerar o desgaste do disco e, consequentemente, causar as hérnias.
Na maioria dos casos, o tratamento da hérnia de disco não é invasivo, uma vez que é realizado por prescrição de anti-inflamatórios, analgésicos e sessões de fisioterapia. Com anestesia local, sedação e incisão de 1 cm, a endoscopia pode ser usada também como tratamento contra a doença. Apenas em casos mais raros, a cirurgia aberta é indicada.
Apesar da hérnia de disco ter bom prognóstico, em grande parte dos casos ser reabsorvida com o tempo, ela pode voltar. Por este motivo, é preciso do acompanhamento de um especialista, para que este profissional monitore de perto o quadro.
Você sofre com dores na coluna? Agende uma consulta com um especialista em Cirurgia da Coluna da Clínica Ortopédica Paulista.