Clínica Ortopédica Especialista no Tratamento de Fraturas
Postado em: 05/12/2022
Você já ouviu falar de uma Clínica Ortopédica Especialista no Tratamento de Fraturas? Infelizmente podemos sofrer essas lesões em algumas situações da nossa vida, sendo importante buscar um local de confiança para realizar o melhor tratamento.
No conteúdo de hoje você vai saber mais sobre esse tema e entender o que pode ser tratado nesse tipo de clínica ortopédica. Tenha uma boa leitura!
O que é uma clínica ortopédica especialista no tratamento de fraturas?
A ortopedia é a área da medicina que trata das questões das estruturas músculo esqueléticas, podendo cuidar de problemas como doenças, inflamações e, claro, as fraturas. Essas últimas questões costumam ser acompanhadas pela traumatologia — uma sub especialidade ortopédica focada nos ossos quebrados, nos ligamentos rompidos e nos membros torcidos, por exemplo.
Uma clínica ortopédica especializada no tratamento de fraturas é um local que reúne vários profissionais da ortopedia e da traumatologia, contando também com a infraestrutura necessária para atender aos pacientes que sofreram essa lesão. A intenção é recuperar a integridade dos ossos, devolver a mobilidade do paciente e restaurar sua qualidade de vida, fazendo algumas adaptações quando necessário.
O que são fraturas?
As fraturas são as lesões em que um ou mais ossos se quebram, seja completamente ou parcialmente. Seus principais sintomas incluem:
- dor intensa;
- impossibilidade ou grande dificuldade para mexer o membro lesionado;
- inchaço no local.
Dependendo da região afetada e do tipo de fratura, podem haver sintomas específicos, como sangramentos, perda de consciência ou formigamento. A seguir, você conhecerá melhor os tipos dessa lesão.
Quais são os tipos de fraturas existentes?
As fraturas podem acontecer com diferentes intensidades e com causas variadas, sendo classificadas de acordo com essas observações. A seguir, você confere os principais tipos de fratura que são tratadas em uma clínica ortopédica.
Fraturas simples ou fechadas
São as fraturas em que os ossos permanecem no mesmo lugar, de modo que a pele não é perfurada. Outros órgãos não são afetados, mas o indivíduo ainda sente dores intensas.
Fraturas expostas
São as fraturas em que o osso quebrado chega a perfurar a epiderme. Elas causam sangramento e trazem riscos de infecções, se a ferida for contaminada por uma bactéria.
Fraturas patológicas
São as fraturas causadas por um problema de saúde, como um câncer ósseo, a osteoporose ou a artrose. Esses problemas deixam os ossos enfraquecidos e podem ou não prejudicar a cicatrização.
Fraturas por estresse
São as fraturas causadas por movimentos repetitivos, feitos de forma inadequada, prejudicando a articulação. Essas lesões são mais comuns em atletas e podem ser mais difíceis de se identificar, já que o ferimento vai piorando aos poucos.
Fraturas traumáticas
São as fraturas causadas por quedas, acidentes ou sofrimento de grandes impactos.
Fraturas complicadas
São as lesões que comprometem outros órgãos, músculos ou estruturas delicadas, como os vasos sanguíneos. Elas podem trazer sérias complicações e colocar a vida do paciente em risco.
Fraturas completas
São as lesões em que o osso se parte completamente, se dividindo em duas ou mais partes.
Fraturas incompletas
São as lesões em que ainda há a conexão entre as partes do osso fraturado. São ferimentos mais comuns em crianças.
Fraturas por compressão
São as fraturas em que o osso é esmagado, se tornando mais largo ou mais achatado. Elas também podem acontecer quando o indivíduo cai sentado, causando a compressão da coluna.
É muito importante que, ao sofrer qualquer tipo de fratura, o indivíduo e as pessoas próximas não tentem manipular o osso ou “improvisar”uma solução. O melhor a se fazer é chamar uma ambulância e deixar que profissionais especializados façam as intervenções corretas.
O que é feito em uma clínica ortopédica especialista no tratamento de fraturas?
Na clínica ortopédica especialista no tratamento de fraturas, são identificadas as melhores intervenções para a recuperação de cada caso. São considerados os tipos de lesão e as características particulares do paciente, como sua idade e a existência ou não de doenças ósseas, por exemplo.
As intervenções podem ser cirúrgicas ou conservadoras, com o objetivo de realocar o osso no lugar certo e minimizar os danos da lesão. São utilizadas as estruturas como talas, gesso, botas ortopédicas, placas e parafusos, dependendo das necessidades do paciente. Em algumas situações, pode ser indicada a colocação de uma prótese para solucionar os danos causados pela fratura.
O paciente precisa fazer repouso e contar com a fisioterapia durante o período de recuperação, para restaurar sua mobilidade. Esse tempo pode ser bem variado, de acordo com o tratamento e as características da lesão.
Será necessário manter um acompanhamento na clínica ortopédica durante o processo de recuperação. Os profissionais também poderão dar dicas ao paciente para aliviar os incômodos e retomar, pouco a pouco, suas atividades cotidianas, tomando maiores cuidados para evitar novas lesões.
Como evitar as fraturas ósseas?
Agora que você já sabe o que é feit:o em uma clínica ortopédica especialista no tratamento de fraturas, vamos dar algumas dicas para evitar essas lesões. Confira:
- é muito importante manter uma boa alimentação, com ingredientes que fortalecem os ossos e com orientações médicas para suas particularidades;
- é preciso cuidar do ambiente doméstico para evitar acidentes no dia a dia, não deixando o chão escorregadio, não deixando objetos no chão (para não tropeçar) e deixar sempre os locais bem iluminados quando for se locomover à noite;
- você pode utilizar barras metálicas nas paredes dos ambientes mais perigosos, como o banheiro, e lembrar sempre de utilizar o corrimão das escadas;
- por fim, é preciso tomar cuidado no trânsito, seja como pedestre, motociclista ou motorista, se atentando às normas de velocidade e ficando atento às sinalizações.
Agora você tem as principais informações sobre uma “CLÍNICA ORTOPÉDICA ESPECIALISTA NO TRATAMENTO DE FRATURAS” e também sobre como evitar essas lesões. Caso você ou seus familiares precisem desses cuidados, não deixe de procurar um local renomado, com uma equipe completa de especialistas.
Esperamos que tenha gostado do conteúdo! Se ficou com alguma dúvida, não deixe de entrar em contato e agendar um horário. Estamos à sua disposição sempre que precisar!
Leia também:
O que acontece quando quebra o cotovelo?
Como saber se a clavícula está fora do lugar?