Atendimento Presencial
Seg a Sex das 08h às 18h
  Sáb das 8h às 13h

Atendimento online
Agende sua teleconsulta
Clique aqui

Clínica de Ortopedia especializada em ondas de choque

Clínica de Ortopedia especializada em ondas de choque

Você sabia que nosso corpo é um turbilhão de processos químicos? Pois é. Em outras palavras, este é um dos fatores que contribui para o sucesso com medicamentos. Afinal, eles também são produtos químicos!

Ao longo dos anos, a medicina e a ciência trouxeram um conhecimento cada vez maior sobre as reações químicas que acontecem dentro do nosso corpo, possibilitando práticas que vão direto à raiz do problema. E uma delas são as ondas de choque.

Mas do que se tratam essas ondas? As ondas de choque são ondas sonoras, com características especiais. E essas características lhe conferem um poder de restabelecer o equilíbrio do funcionamento do corpo.

Em suma, elas induzem a regeneração dos tecidos e funcionam também como anti-inflamatório.

Dessa forma, existem clínicas especializadas em tratamentos com ondas de choque, que atuam justamente na recuperação de pacientes utilizando tal técnica.

Vamos entender melhor como tudo funciona?

Antes de mais nada, vale dizer: ondas de choque não tem nada a ver com choques elétricos! Fique tranquilo!

O que são ondas de choque?

Em síntese, também conhecidas pela sigla TOC (não confunda com o transtorno mental), trata-se de modelos eficazes no tratamento de áreas articulares, esqueléticos ou musculares.

Assim, como dito anteriormente, não se tratam de choque elétricos, mas sim de uma energia mecânica que promove um fenômeno conhecido como cavitação. Mas, do que se trata?

A cavitação consiste no rompimento de microbolhas no local lesionado, liberando substâncias anti-inflamatórias e melhorando a circulação sanguínea no local. Em outras palavras, quando o corpo sofre algum trauma, o TOC atua justamente na recuperação do local.

Mas afinal, para que servem as ondas de choque?

Como dito anteriormente, usa-se o tratamento com ondas de choque em pacientes com problemas musculoesqueléticos. Assim, por este motivo, é bastante usado na medicina esportiva, pois proporciona uma rápida recuperação dos atletas.

As estruturas mais usadas para com o TOC, são: Ombro, joelho e calcanhar. Mas podem ser aplicadas em outras partes.

Dessa forma, doenças como epicondilite lateral e medial, fascite plantar e a tendinopatia do tendão de aquiles, tendinite, além de recuperação de fraturas ósseas podem ser tratadas pela ondas de choque. E esta última, traz fatos interessantes: algumas fraturas ósseas podem não obter resultados satisfatórios na recuperação.

Assim, uma boa alternativa é o TOC. Mas por que?

O tratamento permite a criação de micro vasos, que por meio da vascularização, restabelecem a saúde do osso.

Como funciona o tratamento por ondas de choque?

Em suma, a aplicação do TOC, em clínica especializada em tratamento por ondas de choque, é feita com um aparelho específico, que emite ondas de choque na região lesionada. Assim, o procedimento, tem três etapas:

  • Por meio de exames de imagem e auxiliares, encontra-se o local onde deseja-se aplicar;
  • Aplica-se gel no local. Ele permite transferir ondas de choque de maneira eficiente;
  • Dar início a terapia, que deve durar 30 minutos. Causa apenas dor suportável e momentânea!

Existem contra indicações ou algum risco para o tratamento de ondas de choque?

Existem sim. Nesses casos, a aplicação do tratamento pode ser repensada e discutida entre médico e paciente. Portanto, não é indicado se:

Em relação aos riscos, eles são mínimos. E isto deve-se ao fato de ser um método pouco invasivo, causar dor suportável e ser algo rápido.

Clínica especializada no tratamento por ondas de choque

Com mais de 25 anos de experiência nas várias áreas de Ortopedia e Traumatologia e Cirurgia da Mão, os nossos colaboradores recebem treinamentos periódicos e participam de pesquisas para sugestões de melhorias em infraestrutura, processos e serviços.

Dessa forma, oferecem o que há de melhor em tratamento ortopédico, inclusive por ondas de choque.

Junto à integração e ao alto nível de especialização da equipe, temos uma grande preocupação: um atendimento individualizado ao paciente; assim promovemos pesquisas de satisfação que permitem melhorar continuamente nossos relacionamentos.

Você ainda tem alguma dúvida sobre o tratamento com ondas de choque? Entre em contato conosco!

CHAT
ONLINE