Atendimento Presencial
Seg a Sex das 08h às 18h
  Sáb das 8h às 13h

Atendimento online
Agende sua teleconsulta
Clique aqui

Pé reumatóide: sintomas, causas e tratamentos

Pé reumatóide: sintomas, causas e tratamentos

O nosso pé é um membro muito requisitado. Você concorda comigo? Utilizamos ele para todas as nossas atividades diárias. E à primeira vista, não damos lá tanta importância. Contudo, fique atento: existem muitas condições que afetam nossos pés. E uma delas é o pé reumatóide.

Você já ouviu falar nesta condição?

O que é pé reumatóide?

Antes de mais nada, nosso pé é uma estrutura muito complexa. Eles são compostos por 26 ossos e mais 30 articulações. Muita coisa, não é mesmo. Toda essa estrutura, conforme vamos envelhecendo, sofre mudanças.

As principais causas de dor nos pés incluem lesões nos nervos, dor nos tecidos, calçados inadequados, problemas de circulação e inflamações nas articulações .

O pé reumatóide é uma doença inflamatória crônica, decorrente da artrite reumatóide. Não possui causas definidas. Porém, existem fatores que ajudam a desencadear a doença com mais facilidade. Entre os principais sintomas da condição, podemos citar:

  • Inchaço e aumento da temperatura dos pés;
  • Calor na região e sensação de formigamento;
  • Dores nas articulações que circundam os pés;
  • Rigidez.

Qual o tratamento para o pé reumatóide?

Em suma, existem dois tipos de tratamentos associados a essa condição: o conservador e o cirúrgico. A princípio, os medicamentos anti-inflamatórios são o modo preliminar para todo o  tratamento.

O tratamento conservador é baseado na utilização de bandagens e acolchoados para a região dos pés, calçados rígidos, palmilhas macias e largas, além de órteses. Tudo isto, com a intenção de evitar a pressão na região do ante pé e o atrito nos dedos.

Além disso, a fisioterapia também está inclusa no processo. Ela ajuda a manter a flexibilidade e a força comum entre as articulações. Existem ainda as injeções de corticosteróide, que visam a retirada dos líquidos das articulações inchadas.

O tratamento cirúrgico, como o próprio nome já diz, inclui cirurgia. Ela é feita apenas quando o tratamento conservador não obteve resultados satisfatórios.

E você, ainda tem dúvidas sobre o pé reumatóide? Entre em contato com a gente!

CHAT
ONLINE