Como se recuperar de uma cirurgia ortopédica?
Postado em: 30/03/2021
Ainda é bastante comum entre os pacientes o receio de passar por uma cirurgia ortopédica, principalmente por conta da dor e do período pós-operatório. E essa preocupação, muitas vezes, faz com que a decisão de realizar o procedimento seja adiada e, com isso, a debilidade se agrave cada vez mais.
Mas, o fato é que a cirurgia ortopédica é de extrema importância, não somente em casos mais urgentes, como lesões diversas ou fratura óssea em quedas e acidentes, mas para a correção de quaisquer problemas e deformidades do sistema locomotor.
Cada caso deve ser avaliado, mas o tratamento correto e a tempo pode ser decisório para garantir a movimentação adequada e a qualidade de vida do paciente.
Mesmo com o acompanhamento médico no pré e pós-operatório, existem alguns métodos que ajudam a tornar esse período de recuperação mais cômodo e tranquilo. Então, saiba como se recuperar de uma cirurgia ortopédica.
Medicamentos e Fisioterapia
O tratamento com os devidos medicamentos deve ser prescrito pelo médico, sendo uma etapa fundamental para garantir uma recuperação eficiente. Portanto, é indispensável que o paciente faça o uso correto dos remédios indicados e siga todas as orientações, evitando tratamentos caseiros e alternativos sem a autorização do cirurgião.
Da mesma forma, a fisioterapia ortopédica é imprescindível no processo de recuperação, assim como tomar todos os cuidados indicados pelo profissional para as primeiras semanas pós-cirurgia, em termos de movimentação. Isso influencia diretamente na eficácia e na velocidade de reabilitação.
Os exercícios de fisioterapia promovem o fortalecimento dos músculos e articulações, que é tão necessário para os pacientes ortopédicos recém-operados. As sessões podem iniciar já no hospital, durante a internação, antes de o paciente receber alta.
Higienização e curativos
Assegurar a assepsia do local da cirurgia ortopédica é a melhor forma de evitar infecções. E, para isso, a higiene correta se torna primordial durante o manuseio e troca dos curativos. Especialmente nos primeiros dias após a operação, deve-se tomar o cuidado de manter os curativos sempre bem fechados e protegidos do ambiente externo até o momento da retirada dos pontos.
Na hora do banho, é aconselhável cobrir o local com filme plástico, no período que ainda estiver com os pontos. Após a retirada, normalmente se indica uma higienização suave, feita com água e sabonete neutro ou anti séptico, e uma secagem adequada. Nos casos em que o paciente esteja utilizando uma tipoia, será necessário substituí-la por outro suporte, como uma faixa,pano ou lenço.
Quando o paciente passa por uma cirurgia ortopédica nos membros inferiores, fica mais fácil tomar o banho sentado e, se necessário, com um apoio extra para o membro operado. Assim, principalmente em idosos, além da facilidade para tomar os cuidados de higiene, os banhos no dia-a-dia ficam mais seguros.
Compressas
Alguns procedimentos ortopédicos demandam que o paciente realize compressas frias ou quentes, com bolsa de gelo ou de água morna, que podem ser recomendadas pelo médico de acordo com o tipo de cirurgia ou edema. Essa técnica é indicada com o intuito de contribuir para a analgesia e a redução do inchaço.
Em alguns casos específicos, em que o paciente fica imobilizado por bastante tempo, como parte da recuperação de uma cirurgia ortopédica normalmente dos membros inferiores, ele é submetido ao tratamento de compressas por contraste. Esse procedimento alterna compressas frias e quentes para estimular a circulação sanguínea, uma vez que ela fica mais lenta por conta da imobilização.
De qualquer forma, é importante que se utilize somente a compressa na temperatura indicada pelo médico.
Hábitos alimentares
As recomendações alimentares passadas pelo médico devem levar em conta as condições e necessidades de cada paciente, como no caso de diabéticos, por exemplo.
Mas, uma dieta saudável, de forma geral, é baseada numa alimentação natural e rica em frutas, verduras, legumes e alimentos integrais. Tudo isso sem se esquecer de ingerir bastante líquido, priorizando sempre a água. Há ainda os alimentos com alto poder cicatrizante que favorecem a formação de tecidos, como:
- Carnes magras;
- Os ricos em ômega 3 (salmão, sardinha, atum);
- Frutas cítricas;
- Frutas vermelhas;
- Folhas verde-escuras;
- Os ricos em vitamina A (cenoura, tomate, manga, beterraba);
- Gema de ovo.
Aliás, uma das grandes preocupações, quando se fala em recuperação de cirurgia, é em relação à aparência da cicatriz, que também é influenciada diretamente pela alimentação.
Tenha em mente que adotar bons hábitos alimentares, principalmente nessa fase de recuperação pós-cirurgia, ajuda a tornar essa reabilitação mais rápida e eficiente.
O mais importante, antes de se preocupar com a fase pós-operatória, é ter a certeza de que pode contar com um profissional competente e de extrema confiança em todas as etapas do tratamento ortopédico.
Então, entre em contato com a Clínica Ortopédica Paulista e agende agora mesmo uma consulta com o especialista que você precisa.
Artigo escrito pelo Dr. Fábio Eduardo Ishioka