Investindo em saúde: Custo-benefício da cirurgia de artrose do joelho
Postado em: 02/09/2024
A Artrose do Joelho, conhecida também como osteoartrite, está começando a afetar sua qualidade de vida? Se os métodos de tratamento conservadores falharam em fornecer alívio e você continua sentindo dor, rigidez e dificuldade para se movimentar, talvez seja a hora de considerar uma cirurgia de artrose do joelho.
É normal ter preocupações sobre receber uma prótese de joelho ou sentir ansiedade em relação à cirurgia. No entanto, para muitas pessoas, uma substituição total de joelho pode ser transformadora, permitindo que retomem um estilo de vida ativo.
O que é artrose no joelho?
A artrose, ou osteoartrite, é uma doença inflamatória que afeta as articulações. Ela causa um desgaste da cartilagem que reveste os ossos, provocando dor e, em estágios mais avançados, pode levar a deformações.
Normalmente, a artrose acomete áreas de grande sobrecarga, como o quadril e o joelho, que são submetidos a um esforço constante. Ela é uma doença que não tem cura, mas que pode ser controlada com o tratamento adequado.
A principal causa da artrose é o desgaste natural das articulações ao longo do tempo, afetando, em sua maioria, indivíduos com mais de 65 anos. Porém, outros fatores podem acelerar o surgimento da condição, como excesso de peso, exercícios físicos repetitivos de alto impacto, traumas e tabagismo.
Tratamento
Na maioria dos casos, a artrose no joelho pode ser controlada sem intervenção cirúrgica, por meio de medicamentos, fisioterapia e exercícios físicos direcionados. No entanto, quando esses métodos deixam de ser eficazes, a cirurgia de artrose do joelho pode se tornar a melhor opção.
Durante o procedimento, a articulação danificada é substituída por uma prótese de metal e polietileno, projetada para restaurar a função do joelho e reduzir a dor.
As indicações para cirurgia são baseadas no nível de dor e na incapacidade do paciente, e não apenas na idade. A maioria das pessoas que realizam essa intervenção cirúrgica tem entre 50 e 80 anos, mas cada caso é cuidadosamente avaliado individualmente pelo nosso cirurgião do joelho.
Quando a cirurgia de artrose do joelho é recomendada?
Existem várias razões pelas quais indico uma cirurgia de substituição total do joelho. Para se ter uma ideia, os pacientes que mais se beneficiam desse procedimento geralmente apresentam:
- Dor ou rigidez severa no joelho, que limita as atividades cotidianas, como caminhar, subir escadas e sentar e levantar de cadeiras;
- Dificuldade para caminhar longas distâncias, muitas vezes necessitando de bengalas ou andadores para se locomover;
- Dor moderada a intensa no joelho, mesmo durante o repouso, seja durante o dia ou à noite;
- Inflamação crônica e inchaço no joelho, que não melhoram com repouso ou medicamentos;
- Deformidades no joelho, com curvatura para dentro ou para fora;
- Falha em melhorar com outros tratamentos, como medicamentos anti-inflamatórios, injeções de cortisona, infiltrações lubrificantes, fisioterapia ou cirurgias prévias.
Quais são os benefícios de uma cirurgia de artrose do joelho?
A substituição total do joelho é um dos procedimentos ortopédicos de maior sucesso e oferece várias vantagens para quem sofre com dores intensas e mobilidade reduzida devido à osteoartrite, incluindo:
1. Alívio da dor: a dor crônica no joelho, provocada pela artrose, pode dificultar ações simples, como caminhar, abaixar para pegar um objeto e até mesmo dormir. Um dos principais benefícios da cirurgia de artrose do joelho é que ela pode reduzir ou eliminar significativamente a dor no joelho.
2. Mobilidade restaurada: quando a artrose danifica a cartilagem da articulação do joelho, as superfícies se tornam ásperas e o joelho não se move suavemente, gerando rigidez e dor. Após uma substituição do joelho, as articulações podem se mover livremente, tornando ações como caminhar e subir escadas muito mais fáceis.
3. Independência aprimorada: recuperar a mobilidade é um componente essencial para restaurar a independência pessoal. Seja retomando a responsabilidade pelas tarefas diárias, movimentando-se livremente ou retornando a hobbies ou atividades que antes apreciavam, muitas pessoas conseguem recuperar um senso de autossuficiência que havia sido perdido devido a problemas no joelho.
4. Estilo de vida mais saudável: dores crônicas e limitações na mobilidade frequentemente levam ao sedentarismo. Após a cirurgia, com a ajuda da fisioterapia, você terá a oportunidade de fortalecer seus músculos, melhorar a estabilidade (diminuindo o risco de quedas) e manter um peso saudável.
5. Melhora da qualidade de vida: uma das maiores vantagens da cirurgia do joelho é melhorar a qualidade de vida. O alívio da dor impacta positivamente o humor, enquanto a maior mobilidade permite que você volte a aproveitar atividades que antes pareciam impossíveis. Assim, é possível viver plenamente novamente.
Se a dor no joelho está limitando suas atividades e os tratamentos não estão funcionando, uma cirurgia de artrose do joelho pode ser a solução. Na Clínica Ortopédica Paulista, oferecemos um tratamento personalizado para ajudar você a recuperar a mobilidade e melhorar sua qualidade de vida. Agende agora sua consulta!
Clínica Ortopédica Paulista
Ortopedia e Traumatologia
Endereço: Av. Adolfo Pinheiro, 2.056 – Térreo
Brooklin Novo – SP
Telefone: (11) 98193-3600
Leia também: