Atendimento Presencial
Seg a Sex das 08h às 18h
  Sáb das 8h às 13h

Atendimento online
Agende sua teleconsulta
Clique aqui

Clínica de ortopedia especializada em ortopedia pediátrica

Clínica de ortopedia especializada em ortopedia pediátrica

A ortopedia é uma especialidade responsável pelo diagnóstico, tratamento e prevenção de disfunções e lesões ligadas ao sistema locomotor humano, e que envolvem ossos, músculos, ligamentos, nervos, tendões e articulações. 

Dessa forma, numa clínica ortopédica atuam profissionais de diversas áreas dentro da especialidade, inclusive a ortopedia pediátrica.

Contudo, vale salientar: o ortopedista pode atender pacientes de todas as idades, desde bebês até idosos. Além disso, pode especializar-se ainda mais, escolhendo apenas tratar problemas específicos como coluna, mão e joelho.

Você sabe como atua uma clínica de ortopedia especializada em ortopedia pediátrica? 

Ortopedia pediátrica

A ortopedia pediátrica é a sub especialidade da ortopedia e pediatria que trabalha na prevenção, diagnóstico e tratamento que possa afetar o sistema locomotor, ossos, articulações de bebês, crianças e adolescentes. 

Como sabemos, a infância é a principal fase de desenvolvimento humano. É nela que sofreremos alguns estirões de crescimento, permitindo-nos alcançar certas alturas e realizar movimentos e atividades físicas.

Contudo, nesta fase, por sermos seres mais “elétricos”e ativos, somos expostos aos mais diversos tipos de traumas e luxações, frutos de quedas, tombos e acidentes. E é nesta hora que uma clínica de ortopedia especializada em ortopedia pediátrica entra em ação. 

Porém, sabia que a atuação não se resume apenas a isso. Certas alterações físicas, por exemplo, podem atrasar o desenvolvimento do sistema locomotor, impedindo, muitas vezes, a criança de correr e se movimentar. Situações como essa também são tratadas pela pediatria ortopédica!

Você sabia que é comum sentir dores nas articulações e juntas durante a adolescência? Pois é. Estamos em fase de crescimento. Contudo, se as dores forem excessivas a ponto de impedir o indivíduo de realizar suas atividades cotidianas, o ideal é visitar uma clínica de ortopedia especializada em ortopedia pediátrica!

Quais os problemas que o ortopedista pediátrico trata?

Em suma, alguns problemas que as crianças têm em seus ossos e articulações são devidos ao crescimento, como dito anteriormente. E por tabela, não ocorrem em adultos! Dessa forma, o modo de avaliação de uma criança é totalmente diferente, mesmo que o problema seja similar.

Assim, os principais problema tratados pelo ortopedista pediátrico, incluem:

  • Deformidades dos membros e da coluna vertebral observadas no nascimento ou mais tarde (escoliose, pé torto, etc)
  • Anormalidades no andar (mancar);
  • Infecções associadas, além de tumores ósseos e articulares;
  • Ossos quebrados.

Considerações acerca da ortopedia pediátrica

Antes de mais nada: crianças não são adultos pequenos. O que isso quer dizer? Nem sempre, eles vão falar o que estão sentindo, ou responder as perguntas do médico durante um exame. 

Dessa forma, a clínica de ortopedia especializada em ortopedia pediátrica tem uma abordagem completamente diferente, justamente para facilitar essa comunicação e ajudar a entender o problema dos pequenos. Ortopedistas pediátricos sabem como examinar e tratar as crianças, fazendo com que se sintam livres, relaxados e cooperativos!

A maioria das clínicas especializadas  tem equipamentos especialmente concebidos para recebê-las. Incluem-se aqui brinquedos, vídeos e materiais de leitura. Tudo isto ajuda na criação de um ambiente confortável!

E você, tem alguma dúvida sobre este tipo de clínica? Entre em contato com a gente!

CHAT
ONLINE