imagem que representa a logomarca

Horário de funcionamento:
Seg a Sex das 08h às 18h | Sáb das 08h às 13h
Datas de fechamento da Clínica

Clínica Ortopédica: quais as especialidades e cirurgias realizadas?

Postado em: 07/11/2022

A Clínica Ortopédica pode ser focada em uma única especialidade ou em diferentes ramos da ortopedia. São realizados acompanhamentos clínicos e procedimentos cirúrgicos, tratando de questões congênitas, degenerativas e traumatológicas. 

No conteúdo de hoje você vai conhecer as principais especialidades presentes em uma clínica ortopédica, assim como os serviços oferecidos nesse tipo de instituição. Tenha uma boa leitura!

Como funciona uma clínica ortopédica? 

Antes de falarmos sobre as especialidades, porém, vale explicar como funciona uma clínica ortopédica de maneira geral. Essa instituição oferece atendimentos especializados e individualizados, considerando as particularidades de seus pacientes.

Podem ser feitas consultas, avaliações clínicas, exames de imagem e procedimentos cirúrgicos, dependendo da infraestrutura do local. A clínica pode ser procurada em situações de emergência — quando existe um pronto atendimento — ou para serviços agendados. 

Também são oferecidos tratamentos conservadores como a colocação de gessos e de talas, por exemplo. A equipe é formada por ortopedistas especializados, que acompanham o paciente ao longo de todo o tratamento.

Especialidades ortopédicas

Quais são as especialidades em uma clínica ortopédica?

A ortopedia possui várias sub especialidades, focadas em uma determinada parte do nosso esqueleto. A seguir, confira os seus principais ramos e as condições tratadas:

  • Ortopedia do quadril — trata questões congênitas traumas e desgastes nessa articulação, causados pela artrite e pela artrose, por exemplo;
  • Ortopedia do pé e tornozelo — trata lesões nos ligamentos, traumas e questões degenerativas;
  • Ortopedia da mão — trata do dedo em gatilho, da síndrome do túnel do carpo e de outras lesões e questões degenerativas;
  • Ortopedia oncológica — trata de tumores ósseos malignos e benignos, que surgem nas estruturas do esqueleto ou que decorrem de metástases (nos casos de tumor maligno);
  • Ortopedia do ombro e do cotovelo — trata de lesões no manguito rotador, de tendinite, de luxações e de fraturas;
  • Ortopedia do joelho — trata de lesões no menisco, de artrite e de fraturas;
  • Ortopedia da coluna — trata da hérnia de disco, da escoliose e de outras deformações e lesões;
  • Ortopedia pediátrica — trata dos traumas, deformidades, problemas degenerativos e congênitos na infância. Esse especialista conhece as particularidades do esqueleto infantil, que ainda está se desenvolvendo e, portanto, apresenta demandas diferentes dos adultos.

Quais são as cirurgias feitas na clínica ortopédica?

Na clínica ortopédica podem ser feitas diversas operações, ou o paciente pode ser direcionado para a um hospital. Conheça as cirurgias mais comuns realizadas pelos profissionais da Clínica Paulista!

Colocação de prótese no joelho ou no quadril

A prótese é necessária quando outros tratamentos não são mais suficientes, de forma que a articulação do paciente já está muito desgastada ou danificada. Essa substituição melhora a mobilidade, reduz as dores e traz mais qualidade de vida para o indivíduo, utilizando recursos cada vez mais avançados.

Artroscopia do joelho e do ombro

A artroscopia é uma operação minimamente invasiva, utilizada para tratar lesões do joelho e do ombro, por exemplo. Ela é uma alternativa para os casos de luxação e de problemas no menisco, que não tenham sido solucionados com métodos conservadores — entre outras demandas.

Cirurgia de hérnia de disco

A cirurgia de hérnia de disco é feita para descomprimir os nervos afetados pelo problema, removendo o fragmento do disco herniado. Ela pode ser feita com a técnica tradicional ou de forma minimamente invasiva, que geralmente é mais recomendada por ser mais vantajosa para o paciente. 

Cirurgias da mão e do punho

São feitas cirurgias para corrigir questões anatômicas — como o dedo em gatilho e em martelo —, para tratar fraturas e outras complicações. A descompressão de nervos e a retirada de cistos sinoviais são alguns dos problemas cuidados.

Cirurgias do pé e do tornozelo

Na Clínica Ortopédica Paulista também são feitas cirurgias para corrigir as estruturas dos pés. Os principais problemas tratados incluem os casos de Halux Valgo, os reparos no ligamento e o tratamento do pé torto congênito, na infância. 

Cirurgias para fraturas

As cirurgias para fraturas podem consistir na colocação de implantes, parafusos, placas ou próteses, de acordo com as demandas do paciente e as características de sua lesão. As fraturas podem ser simples ou complexas com a total ruptura do osso ou não. Elas podem resultar de um trauma — como uma queda — ou de uma doença — como o câncer ósseo.

Cirurgias oncológicas

São feitas cirurgias para a remoção de tumores que surgem nos ossos e na musculatura, evitando a recidiva do câncer e tratando os seus efeitos. O tratamento pode ser conciliado com a quimioterapia e a radioterapia, por exemplo, de acordo com as necessidades de cada caso. Nos casos de metástase, o tratamento principal é o da região inicial do tumor.

Infiltração na coluna

A infiltração na coluna não é um procedimento cirúrgico, mas vai ser mencionado por reduzir as dores do paciente. Trata-se de uma injeção de medicamentos nas articulações afetadas, devendo ser aplicada periodicamente de acordo com as recomendações médicas.

Como escolher a melhor clínica ortopédica?

Ao identificar as clínicas que tratam da sua demanda, é importante escolher a melhor instituição para garantir bons resultados. Existem alguns fatores que você deve considerar para essa decisão. 

Analise o currículo dos profissionais e a sua experiência, optando por um local com especialistas qualificados e comprometidos. Além disso, é importante considerar os valores da instituição, escolhendo aquela que trabalha de forma humanizada, valorizando todas as particularidades de seus pacientes.

Você merece ser atendido de forma otimizada desde o primeiro momento, então avalie como você é recebido e se todas as suas dúvidas são respondidas. Por fim, vale considerar a infraestrutura do local e a opinião de outros pacientes. Procure por avaliações online e converse com quem já foi atendido pela instituição. 

Agora você já sabe como funciona uma “CLÍNICA ORTOPÉDICA” e como escolher a melhor instituição. Esperamos que tenha gostado do conteúdo!

A Clínica Paulista está com as portas abertas desde 1999, sendo uma grande referência na área de ortopedia e traumatologia. Valorizamos o atendimento humanizado e o acolhimento de todas as demandas do paciente, oferecendo serviços diferenciados com uma equipe de especialistas. Entre em contato conosco e agende sua consulta!

Leia também:

Dor no quadril durante a corrida: saiba o que pode ser

Você conhece os tipos de fraturas no cotovelo?


O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.