imagem que representa a logomarca

Horário de funcionamento:
Seg a Sex das 08h às 18h | Sáb das 08h às 13h
Datas de fechamento da Clínica

Cirurgia do menisco do joelho: como é e qual o tempo de recuperação?

Postado em: 20/09/2022

A cirurgia do menisco do joelho pode ser necessária quando outras intervenções não se mostraram suficientes, não solucionando a dor nem restaurando a mobilidade do paciente. Existem diferentes tipos de operação, com variações também quanto ao tempo de recuperação.

 No conteúdo de hoje vamos tirar todas as suas dúvidas sobre esse assunto! Continue sua leitura e saiba mais.

O que é o menisco?

Os meniscos são estruturas responsáveis por amortecer o impacto entre o fêmur e a tíbia na articulação dos joelhos, separando esses dois ossos e impedindo o seu atrito. Nós temos dois meniscos em cada perna: um na lateral do joelho (menisco lateral) e outro no centro da articulação (menisco medial).

 Essas estruturas possibilitam a distribuição do peso corporal e a lubrificação dos joelhos, tendo um papel fundamental para nossa locomoção. Por serem utilizadas com tanta frequência no dia a dia, elas estão sempre sujeitas a desgastes e lesões, provocados por:

  • quedas;
  • pancadas em atividades físicas;
  • torções;
  • doenças;
  • desgaste natural (entre outras razões).

 Essas questões podem ser evitadas com cuidados cotidianos, mas quando nos acometem com muita intensidade podem precisar de operação. Saiba mais!

Como funciona a cirurgia do menisco do joelho?

As lesões nos meniscos dos joelhos, inicialmente, são tratadas com medicações, fisioterapia e acompanhamento médico, por exemplo. Quando os métodos conservadores não trazem bons resultados, porém, são recomendadas cirurgias para as articulações.

 Existem dois tipos mais comuns de operação do menisco:

 a meniscectomia total ou parcial — mais comum para os meniscos mediais —, na qual é removida a parte lesionada dessa estrutura, ou a estrutura completa;

  • a sutura do menisco — mais comum para lesões laterais —, na qual é feita a costura da área prejudicada.

 A meniscectomia costuma ser realizada a partir da artroscopia: uma técnica minimamente invasiva que necessita apenas de pequenas incisões. Já a sutura do menisco também pode ser realizada por uma operação aberta, de acordo com as necessidades de cada paciente e das preferências do profissional.

Qual é o tempo de recuperação da cirurgia do menisco do joelho?

O tempo de recuperação varia conforme o tipo de operação, a idade do paciente, o local e a intensidade da lesão. De uma maneira geral, porém, podemos dizer que as cirurgias de meniscectomia têm a recuperação mais rápida, levando cerca de 45 e 90 dias para o retorno à vida normal.

 Já as cirurgias de sutura — quando são abertas — levam de 3 a 6 meses para a recuperação. Em qualquer uma das operações, a fisioterapia será uma grande aliada para a reabilitação. O paciente passará por etapas para voltar a pisar no chão, se movimentar utilizando muletas e, depois, caminhar por conta própria e retomar seus afazeres de sempre.

 Para otimizar a recuperação, contar com um bom especialista é algo fundamental. Procure um profissional de confiança, que priorize as técnicas minimamente invasivas e acolha suas particularidades.

 Esperamos ter respondido as suas perguntas sobre a cirurgia do menisco do joelho! Se estiver procurando um ortopedista para te acompanhar nesse tratamento, agende um horário com um de nossos profissionais!


O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 21

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.