Atendimento Presencial
Seg a Sex das 08h às 18h
  Sáb das 8h às 13h

Atendimento online
Agende sua teleconsulta
Clique aqui

Clínica de ortopedia especializada em cirurgia da mão

Clínica de ortopedia especializada em cirurgia da mão

As mãos são a nossa principal ferramenta de interação com o mundo, que nos permite realizar desde tarefas simples até as mais complexas, sendo uma parte essencial para a qualidade de vida. No total, são 27 ossos, além de tendões, músculos e cartilagens, para dar movimento, força e destreza a esse membro de estrutura complexa e delicada. 

E, para diagnosticar, tratar e prevenir os problemas que afetam essa região, o ideal é procurar por uma clínica de ortopedia especializada em cirurgia da mão, onde haverá uma equipe completa com toda a estrutura necessária para melhor atender o paciente, independente do seu quadro.

O médico ortopedista e de cirurgia da mão se dedica por anos de estudo focados nessa especialidade, sendo o profissional mais apto a diagnosticar de forma rápida e precisa, indicar e realizar os procedimentos mais adequados para o tratamento e reabilitação, juntamente com os conhecimentos de outras áreas, como a Fisioterapia.

A ortopedia de mão cuida de diversas condições médicas e doenças que acometem essa área, como a síndrome do túnel do carpo, cisto sinovial, artrose, osteoartrite, tendinite, e outras, além de traumas, fraturas, tumores e anomalias congênitas, que em alguns casos podem exigir cirurgias corretivas.

Quando procurar um especialista em ortopedia e cirurgia da mão

É preciso ficar atento aos principais sinais, por exemplo, formigamento, perda da força, dor intensa, travamento de nervos e estalidos fortes durante a movimentação, além da presença de nódulos ou tumores nos punhos ou nas mãos.

Além disso, traumas que num primeiro momento podem parecer simples, como quedas com a mão espalmada ou impactos diretos em superfícies ou objetos duros, e que não há melhora da dor em até 24 horas, são casos que devem ser avaliados por um profissional, a fim de eliminar a possibilidade de fraturas ou outras lesões.

Vale ressaltar que, quanto antes se busca por ajuda profissional e se obtém o diagnóstico em fases iniciais, maiores as chances de se adotar apenas o tratamento conservador para grande parte das patologias, ou seja, sem a necessidade de intervenção cirúrgica. 

Ademais, diagnósticos incorretos, terapias inadequadas ou mesmo um agravamento do quadro, devido à demora na busca por um profissional, podem causar danos irreversíveis, como rigidez das articulações, perda de sensibilidade, atrofia muscular e até dores crônicas, que só poderão ser tratadas com cirurgia.

Também é importante que, mesmo após a ida ao pronto socorro, por conta de traumas, queimaduras ou amputações, por exemplo, se procure um ortopedista especialista em cirurgia da mão para a sequência do tratamento com uma equipe especializada.

Lesões comuns nas mãos e punhos

Existe uma série de condições que podem afetar essa região do corpo em qualquer momento da vida, que provocam dores e dificultam a movimentação. Dentre as mais comuns estão:

  • Síndrome do Túnel do Carpo

Compressão do nervo mediano, localizado na região do punho, que tem como principal causa o esforço repetitivo, por movimentos como digitar ou tocar instrumentos musicais, mas que também pode ter origem por conta de tumores, fatores traumáticos, inflamatórios, hormonais ou medicamentosos. Os principais sintomas são dormência, fraqueza e formigamento na mão e nos dedos.

  • Tenossinovite Estenosante dos Flexores

Conhecida como dedo em gatilho, essa condição se trata de um tipo de tendinite causada por um processo inflamatório no tendão localizado na palma da mão. É caracterizada pela dificuldade de dobrar e esticar o dedo afetado, fazendo com que ele trave na posição dobrada, com dor intensa no local e inchaço. 

  • Tendinite

Inflamação que acomete os tendões da mão, podendo ser causada pelo uso excessivo ou movimentos repetitivos, sendo mais comum em faxineiras, pintores, costureiras, pessoas que passam muito tempo digitando ou clicando no mouse do computador, operários que desempenham a mesma tarefa durante horas, dentre outras funções que envolvem trabalhos manuais de repetição. 

Os principais sintomas são dor intensa, inchaço, formigamento e ardência nas mãos, mesmo ao realizar o menor movimento.

  • Cisto Sinovial

Trata-se de um tumor benigno em forma de um pequeno nódulo arredondado de consistência mole, que pode surgir nos tendões ou nas articulações do corpo todo, inclusive, mãos, dedos e punhos. 

As causas para o surgimento dos cistos sinoviais ainda não são bem definidas, mas a teoria mais aceita é de que seria um vazamento do líquido sinovial para fora da articulação, devido a traumas ou esforço repetitivo, podendo ser ainda, num menor número de casos, um defeito na formação da articulação. 

Normalmente, o cisto é visível e pode surgir subitamente, variando de tamanho ao longo do tempo, podendo inclusive sumir e reaparecer espontaneamente. Na maioria dos casos não provoca dor, somente quando há a compressão de algum nervo, que também pode causar perda de força e sensibilidade.

  • Luxação

Quando os segmentos ósseos articulares saem da sua posição normal, se tem um quadro de luxação, que provoca dor intensa, limitação dos movimentos, inchaços e hematomas. 

Esse tipo de lesão também pode afetar estruturas próximas, como ligamentos e vasos sanguíneos, e normalmente é causada por uma força de impacto, seja por queda, pancada, movimento forte e rápido, dentre outros traumas. 

Precisa de um atendimento em ortopedia especializada em cirurgia da mão? Entre em contato com a nossa equipe e agende a sua consulta.

Artigo escrito pela Dra. Ingrid Ribeiro Benez

CHAT
ONLINE