imagem que representa a logomarca

Horário de funcionamento:
Seg a Sex das 08h às 18h | Sáb das 08h às 13h
Datas de fechamento da Clínica

A medicina tem avançado em muitos aspectos, dentre eles, nos cuidados com nas áreas de ombro e cotovelo, das quais utilizamos todos os dias e muitas vezes, damos a devida importância até que alguma lesão venha nos acometer.

Dor no ombro

Dor no ombro é a primeira especialidade da Clínica Paulista, uma vez que, a maioria das patologias se manifestam causando algum tipo de dor.

Há muitas causas que desencadeiam uma dor no ombro, seja durante uma atividade doméstica ou praticando alguma atividade física, que acidentalmente a pessoa sofre de uma lesão esportiva.

Toda dor no ombro deve ser investigada, e para isso, um ortopedista especialista é a melhor opção, para que, desde o início, o diagnóstico possa ser o mais completo possível.

É importante ressaltar a importância de um especialista, visto que, muitos pacientes que recebemos na Clínica Paulista são indicados por médicos ortopedistas gerais, que apesar de serem qualificados, possuem algumas limitações, tanto para avaliar, quanto para indicar o tratamento mais adequado ao paciente.

Patologias do ombro

Os movimentos do corpo humano são perfeitos, devido uma série complexa de articulações, ligamentos e músculos do corpo que permitem a realização das mais variadas atividades.

Quando ocorre uma lesão no ombro, tais como tendinites, síndrome do impacto,bursites, luxação ou fratura, o indivíduo sente redução na força do membro seguido da diminuição do arco do movimento, onde se inicia o processo inflamatório da região.

Para uma patologia no ombro, não há compressas de gelo, nem de calor que solucione o problema em longo, mas sim, buscar ajuda médica com especialidade em ombro.

Tendinite no ombro

Postura inadequada frequente, atividades constantes que exigem esforços do ombro, são as causas comuns que levam uma pessoa a desenvolver a tendinite no ombro.

Logo, a tendinite no ombro é resultado de uma inflamação que causa fortes dores e que limitam suas atividades com o braço em questão.

Após um diagnóstico individualizado, que considera todas as particularidades do paciente, um tratamento para ombro é iniciado, no qual, pode ser via medicamentosa e/ou fisioterapia, entretanto, quando não há resposta positiva, a cirurgia se torna uma alternativa.

Bursite olecraniana

Também conhecida como bursite do olecrano é caracterizada pela inflamação de uma pequena bolsa de líquido (Bursa) localizada na ponta do cotovelo, que tem como função proteger as estruturas musculoesqueléticas do atrito entre elas.

A Clínica Paulista é especialista no tratamento da bursite olecraniana, que na maioria dos casos não há necessidade de cirurgia, exceto quando, a inflamação na área da Bursa evolui para um quadro de infecção ou quando não há respostas às medicações.

Como evitar lesões no ombro

O paciente muitas vezes desconhece a importância e complexidade dos membros do corpo e como qualquer excesso traz consequências, o conhecimento para evitar lesões no ombro são adquiridos tardiamente.

Por isso, considere os seguintes cuidados:

  • Faça alongamento dos ombros antes e depois das atividades físicas e laborais;
  •  Exercícios de fortalecimento muscular de forma adequada, respeitando o limite de amplitude do seu braço, são benéficos na prevenção de lesões;
  •  Respeite o limite do seu corpo e faça pausas regularmente, evitando dores e inflamações;
  •  Evite dormir ou permanecer com os ombros embaixo de corpo, por longos períodos, pois, prejudica a circulação e em longo prazo, pode trazer complicações;
  •  Alimentação equilibrada e ingestão de água, melhoram a saúde dos ossos, músculos e articulações;
  •  Inclua no seu check up anual, uma visita ao ortopedista especializado, a fim de que os membros do seu corpo estejam em plena forma, lhe mantendo ativo no trabalho e no lazer.

Dor no cotovelo

Parece incomum, mas a dor no cotovelo é frequente, desde crianças até profissionais do tênis, jardinagem e jogadores de beisebol, podem ser acometidos por esse desconforto.

Mais uma vez, o esforço repetitivo e os esportes de alta performance são as maiores causas da dor no cotovelo, que exige avaliação médica especializada, para evitar que algo simples se torne um problema que afeta a vida do indivíduo.

Epicondilite lateral “tendinite do tenista”

Muito comum em adultos na faixa dos 30 aos 60 anos, a tendinite do tenista se manifesta devido a um determinado esforço constante, embora, há casos em que a falta de ergonomia e predisposição genética também possam ser fatores no desenvolvimento da patologia.

A princípio, a epicondilite lateral não afeta apenas jogadores de tênis, sobretudo, essa dor na face lateral do cotovelo, é causada por ações que necessitam de impulso, vigorosas extensão do punho, dedos e do próprio cotovelo, além de supinação do antebraço.

Além desses fatores, o sedentarismo e o modo de dormir com a mão fechada, são casos em menor número, mas que merecem atenção, visto que, outros males podem surgir devido a esses hábitos.

Dor no cotovelo em crianças “cotovelo de babá’’

A luxação no sub-cotovelo, ou cotovelo de babá, ocorre principalmente em crianças de 18 meses de vida até os 4 anos, devido uma lesão na articulação do cotovelo.

É comum que pais e cuidadores de crianças, fazerem o que chamamos de “puxão rápido do antebraço’’, seja durante uma brincadeira, ou para pegá-las no colo.

Os sintomas que as crianças apresentam são mais discretos, evitando o contato físico no braço afetado, segurando-o ou mantendo-o imobilizado ao longo do corpo, e só reclamam da dor quando alguém tenta pegá-la.

Esse tipo de lesão merece cuidado urgente, já que, um deslocamento pode ter acontecido e um médico é quem deve avaliar e orientar nos cuidados, para que não se agrave o estado do braço da criança.

A saber, muitos problemas ortopédicos surgem quando a criança ainda não se desenvolveu completamente, e a orientação do ortopedista infantil, pode ser um aliado em situações como pé chato, joelho torto e paralisia cerebral.

Como evitar lesões no cotovelo

A prevenção é sempre o melhor remédio, pois, além de evitar que dores e inflamações atrapalhem sua rotina, agrega consciência corporal, importante para valorizarmos nossa saúde de forma geral.

  • Primeiramente, em caso de dores no cotovelo, procure um especialista para diagnóstico e tratamento precoces;
  • Evite a automedicação, mesmo em casos mais simples, peça a um médico que prescreva qual remédio é melhor para você;
  • Faça pausas regularmente, bem como, realize exercícios físicos que lhe ajudem no fortalecimento e movimento adequado do braço;
  • Alongamentos que beneficiam a região do cotovelo são bem vindos;
  • Cuidado e delicadeza ao pegar crianças pelos braços, evitando lesões e emergências médicas.

É importante procurar um especialista de ombro e cotovelo quando houver dores constantes e febre; inchaço local; dor no ombro ou cotovelo, mesmo quando estão em repouso; e quando as medicações não apresentam resultados.
Cuidar do ombro e cotovelo, merecem a mesma atenção que você dá à sua coluna, portanto, agende sua consulta na Clínica Ortopédica Paulista e saiba dos cuidados e tratamentos que existem para manter uma vida sem dor e com movimentos ilimitados.