Atendimento Presencial
Seg a Sex das 08h às 18h
  Sáb das 8h às 13h

Atendimento online
Agende sua teleconsulta
Clique aqui

Home » Nossas Especialidades » Ombro e Cotovelo » Bursite olecraniana

Bursite olecraniana

A bursa ou bolsa sinovial é uma bolsa cheia de líquido que esta presente em várias partes do corpo em pontos onde existe atrito entre o osso e outros tecidos mais moles como tendões, ligamentos, músculos e pele. Elas possuem diferentes tamanhos e formas e estão presentes nas principais articulações do corpo como ombro, joelho e quadril permitindo um movimento livre e sem atrito dessas articulações. Ela também está presente na ponta do cotovelo sobre um osso chamado olácrano por isso é chamada de bursa olecraniana.

Normalmente essa bursa é fina e não aparece na superfície da pele, no entanto quando inflamada aparece como um aumento de volume na ponta do cotovelo com sinais de inflamação como vermelhidão e aumento de temperatura, que levam a dor e limitação de movimento da articulação do cotovelo. A inflamação dessa bursa pode ocorrer por várias causas como trauma, pressão prolongada na parte de trás do cotovelo, infecção e algumas doenças inflamatórias como por exemplo a gota. O hábito de ler com o peso apoiado sobre os cotovelos é uma das principais causas de bursite por isso devemos sempre estar atentos a postura durante períodos prolongados de leitura. Devido essa característica, esse tipo de bursite também é chamada de cotovelo do estudante.

O diagnóstico é feito pelo ortopedista através do exame clínico sendo raro a necessidade de exames complementares de imagem. As vezes o exame radiográfico é necessário para a identificação de corpo estranho ou presença de esporão e calcificações. O exame de sangue também pode ser necessário quando existe dúvida se o paciente possui apenas uma inflamação ou infecção.

Na maioria dos casos o tratamento é realizado sem cirurgia, com mudança de atividade e repouso do cotovelo, gelo local, medicação anti-inflamatória e analgésica. Se houver suspeita de infecção o médico pode realizar uma punção do líquido acumulado na bursa para enviar ao laboratório para identificação de bactérias. O tratamento com cirurgia é reservado apenas para os casos resistentes ao tratamento com medicamentos ou nos casos mais graves de infecção.

Agende sua consulta

Conheça Nossos Convênios

Confira a lista dos convênios parceiros
da Clínica Ortopédica Paulista

Saiba mais

Blog e Artigos

CHAT
ONLINE