Onde está localizado o maior osso do corpo humano, também se encontra uma das maiores articulações: o joelho, sendo essa, uma especialidade da Clínica Paulista em identificar e tratar os problemas ortopédicos nesta região.
Em suma, o joelho é constituído pelo fêmur, tíbia e patela, e sua estrutura: menisco, ligamentos, cartilagens e tendões musculares, sendo considerada um dos membros mais vulneráveis a sofrer lesões das mais variadas causas.
Desde um problema congênito identificado na primeira infância, até uma lesão na fase adulta, o fato é que o joelho tem grande significância para o indivíduo, para realizar com autonomia e prazer as atividades do dia a dia.
Estilo de vida e problemas no joelho
Pode-se dizer que as doenças causadas no joelho são multifatoriais, que dentre elas o estilo de vida da pessoa, pode em longo prazo, prejudicar seu corpo e mobilidade.
Logo, sedentarismo, sobrepeso, obesidade, exercícios feitos sem alongamento, feitos de forma inadequada e constante, podem trazer complicações no futuro.
Lesões mais comuns no joelho
Uma dor no joelho, pode significar várias lesões como, luxação, fratura, lesões ligamentares e entorses.
Condromalácia patelar
O famoso joelho que faz barulho acompanhado de dor durante a execução de alguma atividade. A condromalácia é uma lesão caracterizada pelo amolecimento da cartilagem que está localizada na frente do joelho (superfície articular da patela) causando um desgaste com fissuras e erosões.
A princípio, as mulheres são as mais susceptíveis a desenvolver a condromalácia patelar, onde as causas normalmente são sobrecarga, falta de fortalecimento muscular do joelho, estresse repetitivo das articulações, no caso de praticantes de esportes como de corrida ou saltos, além da possibilidade de significar um sintoma de outra lesão como fratura ou deslocamento.
Artrose no joelho
A artrose no joelho é a degeneração, inflamação e frouxidão da articulação do joelho, onde, as causas podem ser:
- Paciente acima do peso;
- Desgaste natural da articulação;
- Traumatismo consequente de quedas ou impacto direto;
- Doenças inflamatórias advindas de uma movimentação inadequada.
A princípio, pessoas com mais de 45 anos, também podem desenvolver uma artrose, assim como, os mais jovens de 30 anos de idade.
Joelho estalando
Pode parecer comum e inocente, mas é preciso ser levado a sério casos de joelho estalando, já que pode indicar uma perda de cartilagem que ocasiona o ruído, devido o atrito entre as articulações.
Como prevenir é melhor que remediar, o diagnóstico pode apontar para algo mais simples, como escape de gases/vácuo, quando se levanta e agacha em alguma atividade.
Joelho inchado
Normalmente o joelho inchado é visto após um episódio de entorse, que nada mais é que uma contusão direta ou entorse do joelho ao realizar um esporte, o que necessita de avaliação médica urgente, pois pode apresentar sangramento (“hemartrose) evoluindo para uma ruptura do ligamento cruzado anterior.
Lesões esportivas do joelho
A Clínica Paulista, também é especializada em atender atletas profissionais e amadores que procuram por meio do esporte alcançar seus objetivos.
Desde a perda de peso, fortalecer os músculos ou participar de um campeonato esportivo, o fato é que praticar exercícios trazem inúmeros benefícios ao corpo e a mente.
A saber, praticar esportes de forma adequada, com orientação de um educador físico e autorização médica, ajuda na prevenção de várias doenças, tais como hipertensão e osteoporose, a fim de evitar que lesões comprometam a sua performance.
Entretanto, se feito de forma inadequada, que desrespeita o próprio ritmo do corpo, bem como, uma evolução gradativa dessas atividades, os problemas no joelho comprometem seus tendões, ligamentos e articulações.
Síndrome do corredor
A síndrome do corredor é uma lesão esportiva no joelho, inflamando a lateral da coxa, decorrente do uso de calçados inadequados, além da sobrecarga de treinamentos ou competições.
Fratura por estresse
A fratura por estresse é uma lesão comum, principalmente em atletas, que pode ser causada por um trabalho repetitivo de movimentos, que como consequência acaba gerando uma sobrecarga óssea seguido de uma fratura.
Um dado curioso, segundo a Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia é que as fraturas por estresse são conhecidas desde o século XIX, onde os praticantes de exercícios físicos são os mais acometidos, dentre eles, os que realizam corridas em diferentes terrenos e triathlon.
Tratamento para joelho na Clínica Paulista
Para cada tipo de lesão e outros problemas mais simples que causem o desconforto e atrapalhem o movimento do joelho, há uma forma de tratamento.
O ortopedista especialista em joelho, é quem pode conceder um diagnóstico, bem como, é o mais indicado a recomendar um tratamento específico, e aqui na Clínica Paulista tudo isso é feito de forma individualizada, considerando todos os aspectos do paciente, bem como, sua resposta à evolução do método escolhido para melhorar sua dor ou capacidade de movimento.
Além das medicações, o tratamento pode incluir imobilização do joelho, fisioterapia e orientação corporal a fim de utilizar da melhor forma seu corpo, sem prejudicá-lo.
Cirurgia de joelho
O tratamento cirúrgico consiste em restaurar completamente a função da perna, sobretudo, do joelho, quando não há mais alternativas para a melhora do quadro da lesão. E para isso, existem dois procedimentos comuns que visam a melhora do paciente: Artroscopia de joelho e Artroplastia de joelho.
Artroscopia de joelho
Artroscopia de joelho tem como objetivo o tratamento de lesões que ocorrem dentro das articulações, onde a principais causas foram:
- LCA: Lesão do Ligamento Cruzado Anterior (acometido em jogadores de futebol e basquete);
- LCP: Lesão do Ligamento Cruzado Posterior (devido quedas, impacto direto e hiperflexão do joelho);
- Luxação da patela (deslocamento do rótulo para fora do joelho);
- Tratamento de lesões dos meniscos e da cartilagem articular.
Artroplastia de joelho
A artroplastia de joelho, conhecida também como prótese de joelho, é muito recomendada para pacientes como joelho arqueado, consequência de uma artrose grave.
Quando procurar um especialista em joelho
Não há idade certa para visitar um especialista em joelho, bem como, não importa sua aptidão física, seja você um atleta ou uma pessoa que esteja apresentando dores e desconfortos no joelho frequentes.
Além disso, considere procurar um especialista em joelho quando:
- Não conseguir suportar o peso do corpo;
- Dor intensa, mesmo em repouso;
- Apresentar estalos, ficar preso ou travar em algum movimento;
- estiver deformado ou desconfigurado
- Dor e inflamação, acompanhado de febre;
- Inchaço local, sensação de formigamento, panturrilha com coloração azulada;
- Não apresentar melhoras após 3 dias de tratamento doméstico;
- Para prevenção, a partir dos 45 anos a fim de evitar os sintomas do desgaste do envelhecimento no joelho.
Portanto, cuidar da saúde é cuidar do joelho também, já que é ele o responsável pela liberdade de movimentos nas mais variadas tarefas. Para uma vida mais ativa e sem dores, você pode agendar sua consulta com especialista em joelho na Clínica Ortopédica Paulista.