imagem que representa a logomarca

Horário de funcionamento:
Seg a Sex das 08h às 18h | Sáb das 08h às 13h
Datas de fechamento da Clínica

Tudo o que você precisa saber sobre cirurgia de ombro: causas, tipos de procedimentos e recuperação

Postado em: 27/03/2023

O ombro é uma estrutura do corpo muito utilizada na realização de atividades diárias, seja para práticas esportivas ou profissionais, há alguns fatores que podem contribuir para diversos problemas ou traumatismos nessa região, assim, casos mais graves podem precisar de uma cirurgia de ombro.

Esse procedimento é indicado em casos de lesões, fraturas, rupturas e deslocamentos na região do ombro. Condições como bursite, tendinite e osteoartrite podem requerer uma intervenção cirúrgica.

Existem diferentes tipos de procedimentos cirúrgicos para o ombro, e cada um deles é indicado para uma lesão específica. Somente um cirurgião especialista em ombro pode avaliar a necessidade de uma cirurgia em cada caso. 

Se você quer saber todos os detalhes sobre o assunto, não deixe de conferir esse artigo.

Como é feito o diagnóstico?

O diagnóstico para uma cirurgia é feito por um ortopedista especialista em ombro. Ele avalia o histórico do paciente, incluindo a descrição dos sintomas, frequência e intensidade, além de realizar um exame físico detalhado.

Dependendo do caso, podem ser necessários exames de imagem, como radiografia, ressonância magnética ou ultrassonografia, para confirmar o diagnóstico e avaliar a gravidade da lesão.

Com base nessas informações, o médico determina se a cirurgia é necessária e, caso seja, qual o tipo de procedimento mais indicado.

O que é artroscopia de ombro?

A artroscopia consiste em uma técnica cirúrgica minimamente invasiva, em que o ortopedista faz uma pequena incisão de aproximadamente 2 cm no ombro do paciente e introduz uma microcâmera (chamada artroscópio) na articulação. A câmera gera uma imagem em tempo real que o cirurgião pode ver em um monitor, tendo assim uma visualização completa de todo interior do ombro e realizar a cirurgia.

O procedimento deve ser executado em Centro Cirúrgico Hospitalar e com o paciente submetido a anestesia geral. Na maioria dos casos, ele volta para casa no dia seguinte após a cirurgia apenas com uma tipoia no ombro.

Indicações

É indicada em diversas doenças do ombro, principalmente, quando estas não respondem ao tratamento conservador, como repouso relativo, analgésicos e anti-inflamatórios, imobilização e fisioterapia.

  • Rotura de um ou mais tendões do manguito rotador;
  • Luxação de ombro;
  • Lesão labral (tipo SLAP);
  • Osteoartrose glenoumeral;
  • Síndrome do impacto subacromial;
  • Tendinopatia ou rotura do tendão da cabeça longa do bíceps.

Como é a recuperação?

Apesar de não ser um procedimento tão invasivo quanto outros tipos de cirurgia, a artroscopia do ombro requer alguns cuidados do paciente durante o período de recuperação. É comum que a área ao redor das incisões tenha alguns hematomas, que são temporários e costumam desaparecer dentro de duas semanas.

Um pouco de dor no ombro também é normal no período, e o médico pode receitar analgésicos e anti-inflamatórios para ajudar no processo. Outras possíveis recomendações são: gelo, repouso, uso de tipoia e deitar com o encosto mais reclinado.

Após esse tempo, normalmente é realizado um tratamento fisioterapêutico para recuperar a força e a mobilidade, mas tudo isso será recomendado e esclarecido pelo ortopedista especialista em ombro.

Artroplastia do ombro

A artroplastia do ombro, conhecida também como prótese de ombro, consiste na colocação de uma peça artificial para substituir a articulação. A cirurgia para colocá-la é feita por meio da substituição de cartilagens gastas por dispositivos metálicos (ou plásticos), com o objetivo de devolver ao paciente uma articulação sem deformidade, com uma função melhor e redução significativa da dor. 

Existem diferentes tipos e técnicas para prótese de ombro, que variam de acordo com o tipo e gravidade da artrose. São elas:

1. Artroplastia parcial: apenas a superfície do úmero é substituída;
2. Artroplastia total anatômica: a superfície do úmero e da glenoide são substituídas;
3. Artroplastia total reversa: casos de artrose associada a lesões dos tendões do manguito rotador.

Indicação

A artroplastia do ombro é a cirurgia que apresenta os melhores resultados para casos graves de artrose no ombro. Dessa forma, este é um procedimento que costuma ser utilizado em quadros de artrose que não responderam a nenhum dos tratamentos anteriores, como medicamentos, exercícios físicos e fisioterapia.

Esta indicação precisa ser cuidadosa. Por outro lado, não significa que essa cirurgia seja perigosa. Ainda que todo procedimento envolva risco, na última década houve uma evolução tecnológica tanto nos implantes, quanto no conhecimento sobre a anatomia e funcionalidade do ombro.

Como é a recuperação?

É verdade que o cuidado pós-operatório é tão importante quanto o sucesso da cirurgia. Mas independente disso, o tempo varia de paciente para paciente.

Após a cirurgia, os pacientes costumam ficar imobilizados por cerca de 1 semana. Desde o primeiro dia depois do procedimento, é recomendado iniciar exercícios de movimentação do cotovelo, punho e dedos. Após 3 semanas, geralmente, se iniciam os exercícios de ganho de mobilidade. 

A partir da décima semana começam os exercícios de fortalecimento. Desse modo, respeitando todas as fases e seguindo as orientações, em aproximadamente dois meses pós-cirurgia os pacientes costumam ser liberados para executar a maior parte das atividades do dia a dia.

Se você sofre com problemas no ombro e quer fazer uma avaliação completa, não deixe de entrar em contato para marcar um horário com um de nossos profissionais! Esperamos por você!

Leia também:

Cirurgia de lesão do manguito rotador: como é feita


O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 7

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.