Atendimento Presencial
Seg a Sex das 08h às 18h
  Sáb das 8h às 13h

Atendimento online
Agende sua teleconsulta
Clique aqui

Clínica de Ortopedia especializada em quadril

Clínica de Ortopedia especializada em quadril

A Clínica Paulista é uma Clínica de Ortopedia especializada em quadril, que atua há muitos anos ajudando pessoas e profissionais do esporte que por algum motivo desenvolvem alguma doença ou condição que tem sua qualidade de vida diminuída.

O quadril faz parte do grupo de articulações que contribui para a movimentação das pernas. Anatomicamente falando, é composto pela cabeça do fêmur que se encaixa ao acetábulo, parte essa, da bacia, e, entre elas, o labrum, uma cartilagem fibrosa que protege a parte óssea do quadril e a cartilagem, protetora femoral.

O quadril é uma estrutura relativamente complexa, pois ainda existem músculos, ligamentos, bursas (bolsas de líquidos lubrificantes das articulações), nervos, veias e artérias.

A particularidade do quadril é a sua vulnerabilidade a sofrer de lesões de impacto e esforço físico, mais do que outras partes do corpo, e que em médio ou longo prazo acabam desgastando as partes protetoras, e em casos mais evoluídos, há a perda óssea, que além da dor intensa, causa movimentação irregular do membro, devido o atrito incorreto das partes.

Quando procurar um médico que cuida do quadril?

Muitas vezes, interpreta-se as dores no quadril como algo passageiro e inofensivo, onde muitos pacientes chegam a relatar que tomaram medicamentos por conta própria para alívio da dor e que retornaram normalmente às atividades do dia a dia, sem qualquer restrição.

Porém, a dor volta a aparecer de forma mais intensa, juntamente com processos inflamatórios e diminuição dos movimentos, e é somente nesta ocasião que os pacientes buscam ajuda de um ortopedista especialista em quadril.

Assim sendo, é feita a análise clínica e uma série de perguntas ao paciente, quanto à sua rotina e estilo de vida, mais exames de imagem, que nota-se uma alteração no quadril em que o tratamento se faz fundamental e de início imediato, uma vez que, muito tempo passou desde o primeiro sintoma ignorado.

Concluindo, é importante procurar um médico que cuida do quadril sempre que apresentar sintomas como dor, estalido e desconforto ao mover a perna.

No caso de a pessoa ser um praticante de esporte ou atleta profissional, é indicado que a visita seja periódica, a fim de que os exercícios físicos continuem sendo aliados da saúde, evitando assim, desgastes prematuros e outras lesões esportivas.

Principais doenças do quadril

Muitas são as doenças do quadril e cada uma delas exige um tipo de tratamento específico, de acordo com o seu nível de gravidade.

Abaixo, separamos as principais doenças e condições que são tratadas em nossa Clínica de Ortopedia especializada em quadril na Clínica Paulista:

Síndrome do piriforme

É uma condição rara que afeta a região das nádegas, onde o músculo piriforme causa irritação direta no nervo ciático.

Anquilose do quadril

É definida pela rigidez parcial ou completa decorrente de problemas congênitos ou fraturas na região, em que leva a diminuição ou perda total do movimento no quadril, por conta da rigidez e união das articulação (parte móvel).

Artrite reumatoide

É uma doença que causa inflamação crônica nas articulações do quadril, cujo sintoma é a dor que irradia para virilha, coxa e até nádegas, provocando rigidez da bacia e limitação dos movimentos.

Bursite do quadril

Uma das doenças mais comuns e que precisa de tratamento imediato, é a bursite no quadril, que se caracteriza pela inflamação das bolsas sinoviais, local em que se armazena uma substância líquida responsável por diminuir o atrito entre as articulações.

Osteonecrose da Cabeça Femoral

Doença caracterizada pela morte do tecido que envolve o osso da cabeça femoral, decorrente de falta de circulação sanguínea. A Osteonecrose da Cabeça Femoral  pode ser causada desde uma lesão por impacto ou por fatores relacionados ao indivíduo e seu estilo de vida.

Síndrome do impacto femoro-acetabular

A síndrome do impacto femoro-acetabular  uma condição que se define pela forma anormal de trabalho do quadril com a cabeça do fêmur, onde os pontos de contato não são adequados, que em médio e longo prazo podem causar além da dor, o desgaste da bacia.

Epifisiólise

Muito comum em crianças de 10 a 15 anos que estão acima do peso, a Epifisiólise é definida pelo deslocamento (ou escorregamento) da cabeça do fêmur (epífise femoral) até a bacia, que pode levar a  má formação durante desenvolvimento ósseo.

Pubalgia

Relacionada à dor na região pubiana (sínfise púbica), muito comum de afetar os praticantes de futebol ou corrida, por serem exercícios de alto impacto no quadril, que leva a desequilíbrios musculares, consequentemente a dor que precisa de tratamento.

Displasia de desenvolvimento do quadril

Conhecida também como luxação de quadril, essa condição pode ser identificada desde o nascimento do bebê, na adolescência ou ainda na fase adulta, em que cada etapa apresenta um tratamento diferente.

A displasia de desenvolvimento do quadril é definida pelo desenvolvimento anormal da região, seja por fatores congênitos ou por excesso de compressão causado por roupas apertadas enquanto ainda bebê, e o fêmur fica voltado para frente, alterando a rotação da perna e provocando desgaste prematuro.

Por isso, é importante se atentar a qualquer dor no quadril, e nesse primeiro sinal, buscar orientação adequada em uma Clínica de Ortopedia especializada em quadril, da qual possui médicos que indicarão os exames necessários ao diagnóstico e são aptos a fazerem uma avaliação clínica assertiva.

E a vantagem de buscar um ortopedista especializado em quadril no primeiro sintoma, ao invés de um ortopedista clínico, é a oportunidade de iniciar um tratamento imediato ao problema, evitando que apareçam complicações e problemas que impeçam a mobilidade.

Clínica de Ortopedia especializada em quadril

Quando o assunto é diagnóstico e tratamento, faz toda a diferença contar com uma Clínica de Ortopedia especializada em quadril, isso porque, além do corpo clínico especializado, você tem ao seu alcance exames exclusivos que facilitam o atendimento.

Ortopedista especialista em quadril SP

Portanto, se você ou alguém que conhece apresenta algum sintoma relacionado a doenças e condições no quadril, procure a Clínica Paulista, uma Clínica de Ortopedia especializada em quadril que está localizada em São Paulo. Agende sua consulta via WhatsApp e mantenha sua qualidade de vida.

Artigo escrito pelo Dr. Bruno Francesco Scatigna
CRM-SP 134401

CHAT
ONLINE