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O uso de celular e tablet e a dor na coluna cervical

Voce sabia que o uso inadequado do celular ou tablet pode ser causa de dor na coluna cervical ?

No mundo moderno atual, telefones celulares e tablets estão mudando a maneira como acessamos informações e entretenimento. Dados da ANATEL em 2017, indicam que no Brasil existe mais de um celular por cada habitante.

O uso desses dispositivos pode influenciar nossa postura e a mecânica do corpo de maneiras não saudáveis, contribuindo para o surgimento principalmente da dor na coluna cervical (pescoço), inclusive também no resto costas, nos ombros e nos braços.

Os sintomas podem incluir dor na parte superior das costas ou no pescoço ao usar seu dispositivo portátil, dor no pescoço e ombros que piora à medida que o dia avança, com rigidez progressiva no pescoço, dor e aperto geral nos ombros e dores de cabeça que pioram ao olhar para baixo . Se algum desses sintomas lhe parece familiar, dê uma olhada em quanto tempo você gasta com sua cabeça inclinada para a frente, você pode se surpreender.

Você sabia que o crânio no adulto pesa em média 4 a 5 quilogramas?

À medida que a cabeça inclina-se ou se inclina para a frente, os músculos, tendões e ligamentos da coluna cervical (pescoço) suportam a cabeça durante o movimento e quando estáticos; como segurar a cabeça em uma posição inclinada para a frente. Mesmo os discos intervertebrais do pescoço estão envolvidos e ajudam a absorver e distribuir as forças exercidas sobre o pescoço.

Você sabia que a cabeça fica mais pesada quando inclinada para a frente e para baixo?

O Doutor Kenneth K. Hansraj, Chefe da Cirurgia da coluna do New York Spine Surgery e Rehabilitation Medicine, criou um modelo de computador que simula a biomecânica da coluna cervical.

Em um artigo publicado na Surgical Technology International, ele relatou que este modelo mostrou que a tensão no seu pescoço aumenta à medida que inclinamos nossa cabeça para frente e flexionamos para baixo, ou seja, a 15 graus de inclinação para a frente pode equivaler a uma cabeça pesando 12 quilos. A 30 graus para frente, a tensão no pescoço é igual a uma cabeça de 18 quilos.

Quanto maior o ângulo, maior a tensão: 45 graus de frente é igual a 22 quilos de tensão, e 60 graus de frente é igual a 27 quilos.

Agora, considere o fato de que a pessoa média está segurando a cabeça para olhar para um telefone ou ler um tablet por 2 a 4 horas por dia, de acordo com o Dr. Hansraj. Os adolescentes gastam ainda mais tempo todos os dias olhando para seus dispositivos, acrescentou. À medida que você inclina a cabeça, você também move seus ombros para a frente em uma posição arredondada, o que é outro aspecto da má postura. Todo esse excesso de tensão cria sobrecarga extra nas estruturas do pescoço e costas e contribui para poder levar uma degeneração da coluna vertebral que pode requerer cirurgia.

Dicas:

Consciência postural um primeiro passo positivo Fazer da boa postura um hábito, pode ajudar a evitar que o pescoço ou a dor nas costas se desenvolvam. Uma boa postura significa que sua cabeça está na posição vertical, suas orelhas posicionadas sobre os ombros e seus ombros abaixados e retraídos.

“No alinhamento adequado, o estresse e sobrecarga da coluna vertebral diminui, sendo a posição mais eficiente para a coluna vertebral”

No entanto, a vida moderna ainda exige que você verifique seu telefone ou use seu tablet muitas vezes ao dia. Como você faz isso e ao mesmo tempo protege seu pescoço?

Primeiro, não use seu celular ou seu tablet para trabalhar, use seu computador desktop ou laptop para obter um trabalho prolongado e certifique-se de que esses dispositivos estejam dispostos de forma ergonômica.

Quando você usar um telefone celular, em vez de flexionar a cabeça para olhar para baixo, eleve seu telefone.

Quando você está lendo a tela, coloque o telefone no nível ou apenas um pouco abaixo do seu rosto. Desta forma evitaremos sobrecarga e tensão na nossa coluna cervical, obtendo uma postural saudável.

Dr. Fabio Fernando Scamardi

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