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Quem tem osteoporose pode fazer exercícios?

Essa é uma dúvida muito comum quando se trata de pacientes com osteoporose: será que eu posso realizar algum tipo de exercício físico?

Pois saiba que a prática de atividade física para quem sofre dessa condição é, sim, recomendada. Isso porque os exercícios ajudam a aumentar a força muscular, melhora o equilíbrio e a postura, alivia a dor, melhora a sensação de bem-estar e ajudar na execução das tarefas e atividades diárias

Também não podemos deixar de citar que a atividade física é essencial para o fortalecimento dos ossos, uma vez que assegura a entrada de cálcio nos ossos. 

Contudo, caso a pessoa esteja com osteoporose grave ou com excesso de peso, o médico pode preferir que ele não realize nenhum exercício até que os ossos estejam mais fortes. Nesses casos, somente  a fisioterapia é indicada.

Os melhores exercícios para quem tem osteoporose

Abaixo relacionamos os melhores exercícios para quem tem osteoporose ou osteopenia. Veja quais são eles e os seus benefícios. 

1. Caminhada

Pacientes com osteoporose devem fazer caminhadas de no mínimo 30 minutos todos os dias. A caminhada ajuda a aumentar a densidade óssea, fazendo com que os ossos fiquem mais fortes, e também melhora o equilíbrio e a coordenação motora, diminuindo o risco de quedas e de fraturas. 

2. Dança

Além de melhorar a circulação sanguínea e o coração, a dança trabalha diretamente sobre os ossos das pernas, quadril e coluna, ajudando a retardar a perda mineral óssea. 

3. Subir escadas

Subir e descer escadas é também um ótimo exercício para quem tem osteoporose, pois o impacto ajuda a estimular a produção de massa óssea.

4. Musculação

A musculação exerce tensão nos músculos e ossos, ajudando a aumentar a densidade óssea e a fortalecê-los. Ou seja, o levantamento de pesos é uma excelente maneira de favorecer a formação de ossos fortes e sadios.

Exercícios menos recomendados para osteoporose

Em casos de osteoporose, alguns exercícios só devem ser realizados com a recomendação do médico especialista, que irá analisar a gravidade da doença e o enfraquecimento dos ossos do indivíduo.

Sendo assim, os exercícios menos recomendados para esses casos são:

  • Exercícios de alto impacto: como ginástica aeróbica, pois podem levar a fraturas nos ossos;
  • Exercícios de flexão e torção: como os abdominais, pois há um maior risco de fraturas por compressão da coluna. Outras atividades que se enquadram aqui são o golfe, o tênis, o boliche e algumas posições de ioga.

Lembre-se sempre de consultar um ortopedista antes de iniciar qualquer atividade física após o diagnóstico de osteoporose.

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