Dor nas costas
Postado em: 10/06/2020
Saiba como cuidar da sua lombar
Com a pandemia do Coronavírus, o tempo que as pessoas passam em casa aumentou. E nesse contexto, podemos dizer que também cresceu o número de queixas de dor nas costas, região lombar e cervical.
Esse incômodo pode surgir a partir de um conjunto de fatores, como passar mais tempo sentado trabalhando em home-office, mas a boa notícia é que é possível aliviá-lo através de algumas medidas simples.
Podemos atribuir o crescimento nas queixas ao fato de que muitos precisaram parar de frequentar a academia, ou para aqueles que fazer exercícios já não era um hábito, uma vez que ficar parado enfraquece a musculatura que sustenta a coluna e o abdome.
Além disso, quem está trabalhando em casa, por vezes, acaba adotando uma postura inadequada. Isso sem falar no acúmulo de funções, incluindo os afazeres domésticos e também a tensão com a incerteza do momento que estamos passando devido ao novo coronavírus.
Entretanto, existem algumas maneiras de amenizar essas dores e é sobre isso que vamos falar agora.
Ergonomia no trabalho
Mesmo trabalhando de casa, é fundamental montar um espaço que simule o escritório, com uma cadeira confortável e que ofereça algum apoio para a coluna lombar e, de preferência, para os braços. E quando estiver sentado, os quadris e joelhos devem ficar em um ângulo de 90 graus.
O ideal também é deixar a tela do computador na altura dos olhos, para evitar que a cabeça fique curvada para baixo, o que tensiona o pescoço.
E mesmo que tenha toda essa estrutura, é recomendado que você levante a cada hora para dar uma caminhada pela casa e esticar as pernas, pois passar muito tempo na mesma posição aumenta a pressão mecânica nos discos da coluna, que precisam de movimento.
Relaxe a mente
A coluna é uma das regiões que mais refletem a tensão do dia a dia, visto que muitas vezes contraímos os músculos sem perceber. Para restaurar o equilíbrio em tempos tão conturbados você pode praticar meditação ou ioga.
Pratique atividade física
Uma das melhores estratégias para evitar dor nas costas é o exercício físico, principalmente aqueles focados no fortalecimento da região do core (o conjunto de músculos que suporta pelve, abdômen, lombar e quadril). Entretanto, é preciso ter cuidado para não acabar facilitando o aparecimento de alguma lesão. Procure informações com profissionais da área da educação física ou com seu médico de confiança.
Os alongamentos também são fundamentais para prevenir as dores constantes na região.
Agora caso você já esteja sentindo incômodo na região lombar, é imprescindível buscar ajuda especializada. Fique atento aos sinais de que chegou esse momento, com dores mais intensas e persistentes. Outros pontos de alerta são a perda de sensibilidade na região ou nos membros inferiores, alterações para urinar ou evacuar e queixas de dor em crianças e idosos.
Se você deseja agendar uma avaliação com um profissional, entre em contato com a Clínica Ortopédica Paulista!