Atendimento Presencial
Seg a Sex das 08h às 18h
  Sáb das 8h às 13h

Atendimento online
Agende sua teleconsulta
Clique aqui

Como se recuperar de uma cirurgia ortopédica?

Ainda é bastante comum entre os pacientes o receio de passar por uma cirurgia ortopédica, principalmente por conta da dor e do período pós-operatório. E essa preocupação, muitas vezes, faz com que a decisão de realizar o procedimento seja adiada e, com isso, a debilidade se agrave cada vez mais.

Mas, o fato é que a cirurgia ortopédica é de extrema importância, não somente em casos mais urgentes, como lesões diversas ou fratura óssea em quedas e acidentes, mas para a correção de quaisquer problemas e deformidades do sistema locomotor.

Cada caso deve ser avaliado, mas o tratamento  correto e a tempo pode ser decisório para garantir a movimentação adequada e a qualidade de vida do paciente.

Mesmo com o acompanhamento médico no pré e pós-operatório, existem alguns métodos que ajudam a tornar esse período de recuperação mais cômodo e tranquilo. Então, saiba como se recuperar de uma cirurgia ortopédica.

Medicamentos e Fisioterapia

O tratamento com os devidos medicamentos deve ser prescrito pelo médico, sendo uma etapa fundamental para garantir uma recuperação eficiente. Portanto, é indispensável que o paciente faça o uso correto dos remédios indicados e siga todas as orientações, evitando tratamentos caseiros e alternativos sem a autorização do cirurgião.

Da mesma forma, a fisioterapia ortopédica é imprescindível no processo de recuperação, assim como tomar todos os cuidados indicados pelo profissional para as primeiras semanas pós-cirurgia, em termos de movimentação. Isso influencia diretamente na eficácia e na velocidade de reabilitação.

Os exercícios de fisioterapia promovem o fortalecimento dos músculos e articulações, que é tão necessário para os pacientes ortopédicos recém-operados. As sessões podem iniciar já no hospital, durante a internação, antes de o paciente receber alta.

Higienização e curativos

Assegurar a assepsia do local da cirurgia ortopédica é a melhor forma de evitar infecções. E, para isso, a higiene correta se torna primordial durante o manuseio e troca dos curativos. Especialmente nos primeiros dias após a operação, deve-se tomar o cuidado de manter os curativos sempre bem fechados e protegidos do ambiente externo até o momento da retirada dos pontos.

Na hora do banho, é aconselhável cobrir o local com filme plástico, no período que ainda estiver com os pontos. Após a retirada, normalmente se indica uma higienização suave, feita com água e sabonete neutro ou anti séptico, e uma secagem adequada. Nos casos em que o paciente esteja utilizando uma tipoia, será necessário substituí-la por outro suporte, como uma faixa,pano ou lenço.

Quando o paciente passa por uma cirurgia ortopédica nos membros inferiores, fica mais fácil tomar o banho sentado e, se necessário, com um apoio extra para o membro operado. Assim, principalmente em idosos, além da facilidade para tomar os cuidados de higiene, os banhos no dia-a-dia ficam mais seguros.

Compressas 

Alguns procedimentos ortopédicos demandam que o paciente realize compressas frias ou quentes, com bolsa de gelo ou de água morna, que podem ser recomendadas pelo médico de acordo com o tipo de cirurgia ou edema. Essa técnica é indicada com o intuito de contribuir para a analgesia e a redução do inchaço.

Em alguns casos específicos, em que o paciente fica imobilizado por bastante tempo, como parte da recuperação de uma cirurgia ortopédica normalmente dos membros inferiores, ele é submetido ao tratamento de compressas por contraste. Esse procedimento alterna compressas frias e quentes para estimular a circulação sanguínea, uma vez que ela fica mais lenta por conta da imobilização.

De qualquer forma, é importante que se utilize somente a compressa na temperatura indicada pelo médico.

Hábitos alimentares

As recomendações alimentares passadas pelo médico devem levar em conta as condições e necessidades de cada paciente, como no caso de diabéticos, por exemplo.

Mas, uma dieta saudável, de forma geral, é baseada numa alimentação natural e rica em frutas, verduras, legumes e alimentos integrais. Tudo isso sem se esquecer de ingerir bastante líquido, priorizando sempre a água. Há ainda os alimentos com alto poder cicatrizante que favorecem a formação de tecidos, como:

  • Carnes magras;
  • Os ricos em ômega 3 (salmão, sardinha, atum);
  • Frutas cítricas;
  • Frutas vermelhas;
  • Folhas verde-escuras;
  • Os ricos em vitamina A (cenoura, tomate, manga, beterraba);
  • Gema de ovo.

Aliás, uma das grandes preocupações, quando se fala em recuperação de cirurgia, é em relação à aparência da cicatriz, que também é influenciada diretamente pela alimentação. 

Tenha em mente que adotar bons hábitos alimentares, principalmente nessa fase de recuperação pós-cirurgia, ajuda a tornar essa reabilitação mais rápida e eficiente.

O mais importante, antes de se preocupar com a fase pós-operatória, é ter a certeza de que pode contar com um profissional competente e de extrema confiança em todas as etapas do tratamento ortopédico.

Então, entre em contato com a Clínica Ortopédica Paulista e agende agora mesmo uma consulta com o especialista que você precisa. 

Artigo escrito pelo Dr. Fábio Eduardo Ishioka

CHAT
ONLINE