Clínica de ortopedia especializada em ortopedia pediátrica
Postado em: 17/05/2021
A ortopedia é uma especialidade responsável pelo diagnóstico, tratamento e prevenção de disfunções e lesões ligadas ao sistema locomotor humano, e que envolvem ossos, músculos, ligamentos, nervos, tendões e articulações.
Dessa forma, numa clínica ortopédica atuam profissionais de diversas áreas dentro da especialidade, inclusive a ortopedia pediátrica.
Contudo, vale salientar: o ortopedista pode atender pacientes de todas as idades, desde bebês até idosos. Além disso, pode especializar-se ainda mais, escolhendo apenas tratar problemas específicos como coluna, mão e joelho.
Você sabe como atua uma clínica de ortopedia especializada em ortopedia pediátrica?
Ortopedia pediátrica
A ortopedia pediátrica é a sub especialidade da ortopedia e pediatria que trabalha na prevenção, diagnóstico e tratamento que possa afetar o sistema locomotor, ossos, articulações de bebês, crianças e adolescentes.
Como sabemos, a infância é a principal fase de desenvolvimento humano. É nela que sofreremos alguns estirões de crescimento, permitindo-nos alcançar certas alturas e realizar movimentos e atividades físicas.
Contudo, nesta fase, por sermos seres mais “elétricos”e ativos, somos expostos aos mais diversos tipos de traumas e luxações, frutos de quedas, tombos e acidentes. E é nesta hora que uma clínica de ortopedia especializada em ortopedia pediátrica entra em ação.
Porém, sabia que a atuação não se resume apenas a isso. Certas alterações físicas, por exemplo, podem atrasar o desenvolvimento do sistema locomotor, impedindo, muitas vezes, a criança de correr e se movimentar. Situações como essa também são tratadas pela pediatria ortopédica!
Você sabia que é comum sentir dores nas articulações e juntas durante a adolescência? Pois é. Estamos em fase de crescimento. Contudo, se as dores forem excessivas a ponto de impedir o indivíduo de realizar suas atividades cotidianas, o ideal é visitar uma clínica de ortopedia especializada em ortopedia pediátrica!
Quais os problemas que o ortopedista pediátrico trata?
Em suma, alguns problemas que as crianças têm em seus ossos e articulações são devidos ao crescimento, como dito anteriormente. E por tabela, não ocorrem em adultos! Dessa forma, o modo de avaliação de uma criança é totalmente diferente, mesmo que o problema seja similar.
Assim, os principais problema tratados pelo ortopedista pediátrico, incluem:
- Deformidades dos membros e da coluna vertebral observadas no nascimento ou mais tarde (escoliose, pé torto, etc)
- Anormalidades no andar (mancar);
- Infecções associadas, além de tumores ósseos e articulares;
- Ossos quebrados.
Considerações acerca da ortopedia pediátrica
Antes de mais nada: crianças não são adultos pequenos. O que isso quer dizer? Nem sempre, eles vão falar o que estão sentindo, ou responder as perguntas do médico durante um exame.
Dessa forma, a clínica de ortopedia especializada em ortopedia pediátrica tem uma abordagem completamente diferente, justamente para facilitar essa comunicação e ajudar a entender o problema dos pequenos. Ortopedistas pediátricos sabem como examinar e tratar as crianças, fazendo com que se sintam livres, relaxados e cooperativos!
A maioria das clínicas especializadas tem equipamentos especialmente concebidos para recebê-las. Incluem-se aqui brinquedos, vídeos e materiais de leitura. Tudo isto ajuda na criação de um ambiente confortável!
E você, tem alguma dúvida sobre este tipo de clínica? Entre em contato com a gente!