Atendimento Presencial
Seg a Sex das 08h às 18h
  Sáb das 8h às 13h

Atendimento online
Agende sua teleconsulta
Clique aqui

Clínica de Ortopedia especializada em ombro

Clínica de Ortopedia especializada em ombro

Só sabemos o quanto cada parte do nosso corpo é importante quando precisamos submetê-la a algum tratamento, sobretudo, quando perdemos a capacidade de fazermos certas atividades sozinhos. E a Clínica Paulista é uma Clínica de Ortopedia especializada em ombro, que entende o quão valioso é a autonomia do ser humano, em que cada vez mais é exigido seu esforço.

O ombro é formado por ossos, músculos, tendões, ligamentos, tecido (labrum), cartilagem, bursa (bolsa de líquido lubrificante articular) e cápsula articular, onde, cada uma dessas estruturas são responsáveis pelo bom funcionamento.

Logo, quando ocorre alguma lesão nos ombros, seja por impacto ou causa congênita, por exemplo, é possível que a perda ou qualidade dos movimentos sejam limitadas.

Os cotovelos também podem sofrer de alguns problemas desconfortáveis e que podem diminuir a qualidade de vida, embora tenha uma anatomia mais simplificada (osso do braço e antebraço formado pelo úmero, rádio e ulna), o que se faz essencial a busca por um médico ortopedista especialista em ombro e cotovelo.

Dor no ombro: o que pode ser?

A dor no ombro ou no cotovelo precisa ser investigada, pois essa sensação pode ser um sintoma de uma das doenças do ombro e cotovelo, e que quanto mais cedo o diagnóstico, melhores são as opções de tratamento e mais rápida é a recuperação.

Portanto, prestar atenção em alguns sinais, como os listados a seguir, ajuda a buscar ajuda o quanto antes, e assim, evitar maiores complicações.

  • Dor no ombro;
  • Dificuldade ou fraqueza para levantar o braço;
  • Inchaço;
  • Dificuldade de colocar o braço atrás do corpo, para vestir-se ou pentear os cabelos;
  • Leve desconforto, porém, contínuo;
  • Rigidez articular no ombro;
  • Inflamação;
  • Dores e febre;
  • Dor no ombro ou cotovelo, mesmo em repouso;
  • Perda da força que vai aumentando conforme o ritmo de atividades ao longo do dia;
  • Estalidos (estalos em um ou em ambos os ombros).

Para os sintomas apresentados, pelo menos uma doença ou condição pode ser diagnosticada, dentre elas:

  • Síndrome do manguito rotador;
  • Tendinite calcárea;
  • Epicondilite;
  • Bursite no cotovelo;
  • Capsulite adesiva;
  • Compressão do nervo ulnar;
  • Bursite;
  • Plica sinovial;
  • Artrite no cotovelo;
  • Epicondilite medial e lateral (cotovelo de tenista);
  • Fratura do braço.

Clínica de Ortopedia especializada em ombro e suas vantagens

A princípio, os pacientes que chegam na Clínica Paulista são, na sua maioria, indicados por ortopedistas clínicos ou de pronto socorro, que fazem o atendimento preliminar e os direcionam para um especialista em ombro e cotovelo, o que é normal diante de algumas situações de emergência.

Contudo, há sintomas mais discretos, em que as pessoas demoram um pouco para buscar ajuda profissional, e é aí que a decisão de ir direto a uma clínica de ortopedia especializada em ombro e cotovelo faz a diferença.

A experiência do profissional, o encaminhamento adequado para a realização dos exames e indicação do tratamento, inclusive de forma multidisciplinar, é o que garante o bem estar do paciente, assegurando suas individualidades, que ajudam em uma recuperação mais rápida e livre de reincidências, na maioria dos casos.

Além disso, quando se trata de sintomas mais leves, o paciente pode contar com a teleconsulta da Clínica Paulista, que auxilia nas queixas iniciais e necessidades particulares.

E diferente de muitas clínicas de ortopedia, temos um diferencial exclusivo que é o atendimento por meio de convênios médicos parceiros, ideal para que toda a família possa ter acesso a especialistas de ortopedia de qualidade e atendimento humanizado.

Outro benefício que podemos citar é quando o paciente precisa de uma segunda opinião médica, inclusive, nos casos que a cirurgia é o procedimento sugerido, dessa forma, podemos avaliar adequadamente o paciente e suas particularidades e ainda apresentar casos parecidos com o seu, que o ajudam a tomar a melhor decisão para elevar o seu bem-estar.

Doenças do ombro e cotovelo: quais tratamentos indicados

O médico ortopedista especialista em ombro e cotovelo consegue de forma mais assertiva identificar as possíveis doenças e problemas relacionados aos sintomas apresentados, indicando assim, os exames necessários, para dar início ao tratamento, seja ele conservador (não cirúrgico) ou cirúrgico.

Ambos os tratamentos são eficazes e o que vai depender da indicação deles é a gravidade da lesão. Entretanto, sempre que possível, o tratamento conservador é o primeiro sugerido, e somente quando não há resposta satisfatória à ele, é que se indica a cirurgia.

Assim sendo, o tratamento conservador consiste em atuar na diminuição do quadro de dor, inflamação, ou ainda, imobilização e redução de fratura, com a indicação de medicamentos, fisioterapia, repouso e infiltração (injeção de anestésicos, corticosteróides ou ácido hialurônico).

É possível, também, que a indicação médica seja de melhorar o estilo de vida atual, uma vez que, a correria do dia a dia, pode distanciar as pessoas dos bons hábitos, como alimentar-se bem, dormir o suficiente e praticar exercícios físicos regularmente.

Evitar o cigarro e o abuso de bebidas alcoólicas é fundamental para a saúde dos músculos e ossos, principalmente nas mulheres, pois possuem maior predisposição a doenças relacionadas.

Sobre a indicação cirúrgica para ombro e cotovelo, essa tem como objetivo atuar onde o tratamento conservador não trouxe o resultado esperado e que o prejuízo funcional é significativo.

Logo, a cirurgia apresenta os seguintes benefícios:

  • Controle da dor;
  • Recuperação da função do ombro e do cotovelo afetado;
  • Evitar que a doença progrida, trazendo complicações às áreas ao redor da lesão primária.

Embora um procedimento operatório tenha seus riscos, atualmente, as formas cirúrgicas são mais atualizadas, e que desde a cirurgia aberta, até a cirurgia minimamente invasiva, a videoartroscopia, possuem benefícios ao paciente, no que diz respeito à retomada das atividades cotidianas e práticas de esporte.

Ortopedista especialista em ombro sp

A Clínica Paulista está localizada em São Paulo com facilidade de acesso pelas principais vias da cidade e conta com infraestrutura moderna e médicos que entendem a importância de um atendimento humanizado.

Não deixe sua qualidade de vida de lado, marque uma consulta na Clínica Paulista, a Clínica de Ortopedia especializada em ombro que cuida de você para se manter sempre em movimento.

Artigo escrito pelo Dr. José Antonio Ustra Zaquia Alam
CRM 98709

CHAT
ONLINE