Atendimento Presencial
Seg a Sex das 08h às 18h
  Sáb das 8h às 13h

Atendimento online
Agende sua teleconsulta
Clique aqui

Home » Especialidades ortopédicas: conheça as áreas tratadas pela Clínica Paulista

Especialidades ortopédicas: conheça as áreas tratadas pela Clínica Paulista

Podemos dizer que a Clínica Ortopédica Paulista é um lugar completo para quem procura atendimento em ortopedia. Isso porque ela conta com diversas especialidades ortopédicas, entre elas: Quadril, Pé e Tornozelo, Tumor Ósseo, Ombro e Cotovelo, Cirurgia da Mão, Joelho, Coluna e Ortopedia Pediátrica.

Abaixo vamos falar um pouco mais sobre cada uma dessas especialidades e o que você pode tratar com os profissionais que trabalham em nossa clínica. 

Lembrando que aqui, prezamos pelo tratamento individualizado e único, levando em consideração a saúde e bem-estar de cada paciente. 

Joelho

Os joelhos podem apresentar diversos problemas, desde lesões de cartilagem, lesões do menisco e ligamentos, que são mais comuns em praticantes de exercícios, e as osteoartrites.

A Artroscopia é a cirurgia mais comum do joelho, em que câmeras são colocadas dentro da articulação possibilitando reparos de algumas estruturas com cortes bem pequenos. Quando há necessidade de substituir a articulação por uma prótese, é feita a Artroplastia. 

Ombro e Cotovelo

O ombro e o cotovelo, por serem articulações ligadas às nossas atividades diárias, podem sofrer diversas lesões que vão desde tendinites, epicondilites até lesões completas dos tendões e luxações. Isso sem falar das fraturas que também ocorrem nesses locais. 

Apesar de a maioria das patologias poderem ser tratadas com fisioterapia e medicamentos, em alguns casos, quando essas medidas não são suficientes, é possível optar pelo tratamento cirúrgico, que pode ser aberto ou também por via artroscópica, sendo esta última a mais comum. 

Pé e Tornozelo

O pé e o tornozelo estão muito suscetíveis a entorses, que causam dor aguda e até mesmo fraturas. 

O especialista nessa área está habilitado a indicar tratamento conservador, com fisioterapia e medicamentos (o mais comum), além de saber a melhor hora de partir para uma cirurgia, como em uma fratura, lesão do tendão calcâneo entre outras lesões.

Quadril

O quadril é uma articulação recoberta por vários músculos e por cartilagens. Essa especialidade da ortopedia pode ajudar os pacientes nas dores inconvenientes do lado da coxa, nas pubalgias que afetam os atletas, também pode indicar cirurgia de substituição da articulação por próteses em casos de osteoartrite grave e também em casos mais agudos como as fraturas. 

Coluna

O objetivo principal do ortopedista especialista em coluna é conscientizar os seus pacientes a fim de prevenir doenças, promovendo cuidados com a ergonomia e exercícios físicos. Na falha da prevenção, ele pode ajudar indicando tratamentos fisioterápicos, infiltrações para tratar dor crônica, cirurgias para as famosas hérnias e até as temidas artrodeses. 

Cirurgia da mão

Os especialistas em cirurgia da mão são responsáveis por tratar de todas as delicadas estruturas dessa parte do corpo, o que inclui: tendões, ligamentos, ossos e nervos. 

Desde simples tendinites a lesões complexas neuro-tendíneas, passando por fraturas, essas são algumas das patologias que pode envolver esse membro. 

Ortopedia Pediátrica

A Ortopedia Pediátrica, como o próprio nome já diz, é uma sub-especialidade ortopédica que lida com a Prevenção e o Tratamento de Distúrbios Musculoesqueléticos em crianças.

Os profissionais dessa área acompanham o desenvolvimento da marcha, a formação dos pés, joelhos, tornozelos e quadris e a postural da coluna com o crescimento. Além disso, dá-se o atendimento e o suporte à crianças com doenças congênitas e, também, associadas à síndromes genéticas e de formação. 

Após o diagnóstico, o profissional pode indicar tratamentos tanto por uso de aparelhos gessados, palmilhas e órteses, assim como, cirurgias ortopédicas.

Dentre os principais problemas tratados por um ortopedista pediátrico estão: Pé Torto Congênito, Pé Plano Rígido, Coalisão Tarsal, Displasia do Desenvolvimento do Quadril, Doença de Legg-Calvé- Perthes, Descolamento Epifisário da Cabeça do Fêmur, Geno Varo e Valgo, Doença de Blount, Luxação Congênita do Joelho, Sindactilias e Polidactilias, Torcicolo Congênito, Fraturas Pediátricas, Lesões Fisárias, Barra Óssea, entre outras patologias.

Tumor Ósseo

Dentro da ortopedia existe uma especialidade em tumor ósseo, cujo ortopedista oncológico é o profissional responsável por tratar os tumores do esqueleto. Apesar da incidência desses tumores ser muito mais rara que um tumor de mama, por exemplo, saber de sua existência e fazer o diagnóstico precoce aumenta em muito as chances de cura. 

Osteoporose

A osteoporose leva a uma fragilidade óssea com alterações na arquitetura dos ossos e o seu desfecho são as fraturas por baixo impacto.Normalmente, os locais mais afetados são as vértebras, punho e o quadril.

Os fatores de risco mais comuns são: idade, sexo feminino, raça branca, história pessoal ou familiar de fraturas, baixo peso, uso contínuo de corticóides e os fatores ambientais, como tabagismo, consumo de álcool, sedentarismo e baixa ingestão de cálcio.
Agora que você já conhece todas as especialidades da  Clínica Ortopédica Paulista, não deixe de agendar uma consulta com um dos especialistas para tirar dúvidas sobre o melhor tratamento para o seu problema.

Agende sua consulta

Conheça Nossos Convênios

Confira a lista dos convênios parceiros
da Clínica Ortopédica Paulista

Saiba mais

Blog e Artigos

CHAT
ONLINE