Cirurgia no Joelho e Dor Crônica: como tratar e prevenir

Postado em: 13/02/2023

Se você sofre de Dor Crônica no joelho, sabe o quão debilitante e incômodo isso pode ser. A dor pode afetar sua capacidade de realizar atividades diárias e até mesmo levar a problemas de saúde mental, como ansiedade e depressão, sendo que uma forma de solução pode ser a Cirurgia no Joelho

Neste post, vamos discutir formas de prevenção, tratamentos não cirúrgicos e cirurgia, para ajudar a aliviar a dor e melhorar a qualidade de vida. Tenha uma boa leitura!

O que é a dor crônica?

A dor crônica é uma condição de dor persistente que dura mais de três meses e pode ser resultado de uma lesão, doença ou condição médica. Ela pode ser descrita como uma dor constante ou intermitente, e pode variar de intensidade de moderada a forte.

Problemas de joelho são uma das principais causas de dor crônica. Problemas como lesões no ligamento, lesões meniscais e osteoartrite, podem causar dor persistente e limitar a mobilidade. Além disso, a dor crônica no joelho pode ser agravada por fatores como excesso de peso, falta de atividade física e envelhecimento.

É importante buscar tratamento o mais cedo possível para evitar a progressão da dor no joelho e seus efeitos negativos na vida do paciente.

Como tratar e prevenir a dor crônica no joelho?

A prevenção e o tratamento não cirúrgico podem ser eficazes para reduzir a dor e a progressão de problemas de joelho. Um dos aspectos mais importantes é a prática regular de atividades físicas que fortaleçam a musculatura do joelho e melhorem a flexibilidade. Além disso, é importante evitar o excesso de peso que pode sobrecarregar a articulação.

Para tratar problemas sem cirurgia, pode-se utilizar a fisioterapia, com exercícios que fortalecem e alongam os músculos e reduzem a dor e a inflamação. Outras terapias, como a acupuntura, a massagem e a quiropraxia, também podem ajudar a aliviar a dor crônica e melhorar a função do joelho.

Os medicamentos, como analgésicos e antiinflamatórios, também podem ser usados. Além disso, o uso de órteses e suportes, como joelheiras e tornozeleiras, pode ajudar a estabilizar o joelho e reduzir a dor.

Em casos mais graves, pode ser necessário o uso de injeções de corticoides ou ácido hialurônico para reduzir a inflamação e a dor no joelho. No entanto, é preciso lembrar que o tratamento adequado deve ser determinado pelo médico, de acordo com a gravidade e a causa do problema.

Quando a cirurgia no joelho é necessária?

A cirurgia no joelho é necessária quando o tratamento não cirúrgico não é suficiente para tratar a lesão ou condição que causa a dor crônica. A cirurgia também pode ser recomendada quando há danos significativos na articulação, como fraturas ou rupturas de ligamentos, que não podem ser corrigidos por outras formas de tratamento.

Algumas das cirurgias mais comuns no joelho incluem:

• a artroscopia: um procedimento minimamente invasivo, que utiliza um pequeno tubo com câmera para diagnosticar e tratar problemas do joelho;
  • a substituição total do joelho: envolve a remoção da articulação danificada e a substituição por uma prótese;
  • a osteotomia: cirurgia para reposicionar o osso do joelho, para aliviar a pressão sobre a área danificada.

Cabe ao médico avaliar a necessidade da operação, e o paciente deve seguir as recomendações e cuidados pós-cirúrgicos para garantir uma recuperação bem-sucedida.

Concluindo, a dor crônica pode ser debilitante e a prevenção, o tratamento conservador e a “CIRURGIA NO JOELHO” são opções para melhorar a função dessa articulação. É importante buscar ajuda médica e seguir as recomendações para garantir uma recuperação adequada.

Lembre-se: cuide bem dos seus joelhos para que eles possam continuar a levá-lo(a) aonde você quiser! Agende agora uma consulta para começar o tratamento da dor crônica!