Cirurgia na coluna: como a fisioterapia pode ajudar na recuperação?
Postado em: 06/02/2023
A cirurgia endoscópica ou endoscopia da coluna é uma nova técnica minimamente invasiva que vem sendo amplamente utilizada para tratar hérnia de disco. É indicada para pacientes que não tiveram resposta com tratamentos conservadores. Após o procedimento cirúrgico, a fisioterapia é essencial para a reabilitação do indivíduo.
Depois da recuperação pós-anestésica, o paciente é levado para o quarto do hospital. Neste momento, provavelmente já conseguirá sentar e levantar com cuidado para dar seus primeiros passos. Caso já se sinta seguro, terá alta para casa com as medicações conforme prescrição médica.
A fase de cicatrização leva cerca de 7-10 dias, prazo em que deverá retornar com seu médico para retirada dos pontos. Nesse período, o paciente deve evitar sobrecarga e movimentos de flexão e rotação da coluna. Não dirigir por 2 a 4 semanas. Após a cicatrização da ferida cirúrgica, tem início a fisioterapia e o trabalho de reabilitação motora e postural.
Para os praticantes de atividade física, a recuperação acaba sendo mais rápida, de forma que muitos dos pacientes voltam a realizar exercícios na academia em menos de 20 dias. Para os sedentários, os exercícios físicos podem ser iniciados logo após a fisioterapia, de forma gradual e progressiva. Mas cada caso deve ser avaliado de forma individual pelo ortopedista. Agende uma consulta com o especialista em Coluna da Clínica Ortopédica Paulista!