Cirurgia de Ombro: entenda as opções de tratamento não cirúrgico disponíveis
Postado em: 06/01/2023
A cirurgia costuma ser a última opção de tratamento para a maioria das lesões, o que não seria diferente no caso de problemas do ombro. Hoje você vai conhecer as principais intervenções utilizadas para tratar de forma conservadora dessa articulação.
Confira a seguir os problemas mais comuns e as medidas adotadas para evitar a Cirurgia de Ombro! Tenha uma boa leitura.
Quais são as principais lesões de ombro?
O ombro é a articulação com maior amplitude de movimento do nosso corpo. Ele pode ser atingido por desgastes, inflamações e traumas, seja por acidentes no dia a dia ou por equívocos na prática de atividades físicas, por exemplo.
Alguns dos principais problemas do ombro são:
- a artrose, que é o desgaste da cartilagem;
- as fraturas causadas por quedas, pancadas ou fortes impactos;
- a instabilidade glenoumeral, quando o úmero perde o contato com a glenóide, de forma que o ombro fica deslocado;
- a lesão no manguito rotador, que consiste no rompimento ou na degeneração dos tendões do ombro.
Esses são apenas alguns exemplos, de forma que ainda podem ocorrer várias outras complicações. O mais importante é buscar ajuda profissional e seguir o tratamento recomendado, seja ele cirúrgico ou não.
Quais são as opções para evitar a cirurgia de ombro?
Agora que você já conhece as principais lesões do ombro, vamos comentar algumas formas de tratamento. Confira!
Imobilização
A imobilização é o tratamento utilizado para alguns tipos de fratura, quando não são tão graves e não precisam de cirurgia. É colocado um gesso ou uma tala com o objetivo de manter o ombro na posição de repouso ou redução, imobilizando toda a articulação para garantir sua segurança.
Fisioterapia
A fisioterapia pode ser o tratamento principal de uma lesão no ombro, ou pode ser o complemento depois de uma cirurgia ou uma imobilização. Seus objetivos incluem fortalecer a musculatura e os tendões e manter a articulação ativa, de forma a estimular e preservar suas funções.
Medicamentos
A principal função dos medicamentos é aliviar a dor e trazer mais conforto para o paciente, podendo ser utilizados com ou sem a realização da cirurgia de ombro. As medicações mais comuns são antiinflamatórios, analgésicos e suplementos para ajudar na recuperação da cartilagem.
Infiltração
A infiltração é uma injeção aplicada nas estruturas da articulação ou ao seu redor, com o objetivo de aliviar as dores do paciente de forma mais assertiva. Ela pode ser composta por anestésicos ou corticosteróides, por exemplo, tendo efeito antiinflamatório e ajudando a restaurar a função do líquido sinovial, entre outros pontos.
Esses são alguns dos tratamentos aplicados antes de se optar pela “CIRURGIA DE OMBRO”. Quando essa operação é necessária, porém, o mais importante é escolher um médico de confiança para garantir os melhores resultados.
Esperamos que tenha gostado do conteúdo de hoje. Se você sofre com problemas no ombro e quer fazer uma avaliação, não deixe de entrar em contato para marcar um horário com um de nossos profissionais! Será um prazer te atender.
Leia também:
Clínica ortopédica especialista no tratamento de fraturas