Atendimento Presencial
Seg a Sex das 08h às 18h
  Sáb das 8h às 13h

Atendimento online
Agende sua teleconsulta
Clique aqui

Cirurgia de Luxação recidivante do Ombro

Luxação é a perda de contato entre as superfícies de dois ou mais ossos, em que pelo menos um dos ossos se desloca do outro. O termo recidivante acontece quando os episódios de luxação se repetem em uma mesma articulação. A luxação pode ocorrer em qualquer articulação do corpo, por exemplo, no quadril, joelho, cotovelo, articulações dos dedos, mas o ombro é uma das localizações mais comuns, por se tratar de uma articulação mais instável se comparada a outras regiões do corpo.

O primeiro episódio de luxação ocorre por um trauma que lesa as estruturas que mantém o ombro no lugar. Em outros casos, o próprio indivíduo já apresenta a articulação mais frouxa e ombro pode sair do lugar mesmo que não ocorra nenhum trauma.

Tratamento da Luxação recidivante do ombro

O ombro tem que ser colocado no lugar o mais rápido possível, para evitar a lesão definitiva da cartilagem. São realizadas radiografias que comprovam o sucesso do procedimento e o ombro é imobilizado com uma tipoia. O médico solicitará um exame de ressonância magnética para investigar se houve lesões de estruturas que as radiografias simples não mostram.

O tratamento definitivo envolve uma cirurgia chamada artroscopia. Uma câmera e pinças especiais são introduzidas dentro do ombro através de pequenos cortes e as estruturas lesadas são reparadas. Após a cirurgia, o paciente permanece algumas semanas de tipoia para que os tecidos cicatrizem, seguido de fisioterapia para retorno às suas atividades normais, incluindo práticas esportivas.

Prevenção da Luxação recidivante do ombro

A fisioterapia é essencial para auxiliar no fortalecimento dos músculos que mantém o ombro no lugar. Porém, é preciso ter em mente que a  taxa de recorrência para um episódio de luxação é alta em indivíduos mais jovens, podendo chegar a 90-94% em pessoas com menos de 20 anos. Nos casos recorrentes em indivíduos jovens com lesões bem definidas no exame de ressonância, a cirurgia é a melhor forma de prevenir a ocorrência de novos episódios.

CHAT
ONLINE