Artrose de joelho: o que é e qual o tratamento indicado?
Postado em: 01/07/2021
Você sabia que a artrose de joelho é uma condição comum em pessoas com mais de 65 anos?
Trata-se de uma doença que afeta os joelhos e desgasta a cartilagem, causando muita dor e desconforto. Na maioria dos casos, ambos os joelhos do indivíduo são afetados e podem ter sintomas diferentes. Tudo depende do comprometimento de cada articulação.
Mas afinal, o que é a artrose do joelho?
Em suma, é um comprometimento grave da articulação do joelho, onde ocorre degeneração, inflamação e frouxidão no local. Ela provoca sintomas como:
- Dor intensa durante atividades, que melhora com o repouso total;
- Presença de estalo contínuos;
- Inchaço e muito calor durante a fase inflamatória;
- Limitação dos movimentos;
- Rigidez muscular;
- Dificuldades em apoiar as pernas no chão.
Conforme a doença avança, começam a surgir sintomas mais sérios, como a deformidades da articulação e dores insuportáveis, fazendo com que o indivíduo não consiga mais ainda, ou ande mancando.
Suas principais causas incluem o desgaste natural da articulação (devido a idade), obesidade, trauma (cair de joelhos, por exemplo), ou ainda, doença inflamatória associada (devido ao uso indevido da articulação).
Além disso, como dito no início, costuma afetar pessoas com mais de 50 anos. Contudo, alguns fatores de risco como a obesidade, podem ajudar a desenvolver o quadro por volta dos 30 anos de idade.
Qual o tratamento mais indicado para a condição?
Antes de mais nada, o tratamento mais indicado para o problema é a prevenção. Dessa forma, é necessário a adoção de hábitos saudáveis, como uma alimentação balanceada, controle de peso, e evitar cargas desnecessárias sobre os joelhos.
Além disso, a prática de exercícios físicos com acompanhamento profissional contribuem para a prevenção da doença. Entre as principais, podemos citar a caminhada, natação e ginástica!
Outros tratamento para a condição incluem:
- Fisioterapia: o fisioterapeuta deverá avaliar a articulação e traçar o melhor tratamento, respeitando as limitações do indivíduo;
- Cirurgia: indicada quando a pessoa não apresenta melhora dos sintomas, continuando com dor, dificuldade de subir escadas e abaixar, mesmo depois de meses de tratamento convencional, com remédios, corticoides e fisioterapia.
Ainda tem dúvidas sobre a artrose no joelho? A Clínica Paulista oferece todo suporte, além de diagnóstico e tratamento para a condição. Entre em contato com a gente!