LER ou DORT: o que tenho?
Postado em: 21/11/2022
LER significa Lesão por Esforço Repetitivo e DORT é a sigla para Distúrbios Osteoarticulares Relacionados ao Trabalho.
A LER não é propriamente uma doença. É uma síndrome constituída por um grupo de doenças – tendinite, tenossinovite, bursite, síndrome do túnel do carpo e dedo em gatilho –, que afeta músculos, nervos e tendões dos membros superiores, e sobrecarrega o sistema musculoesquelético. O distúrbio provoca dor e inflamação e pode alterar a capacidade funcional da região comprometida.
Basicamente, LER e DORT são utilizadas para designar os mesmos sintomas e doenças. O que diferencia as duas siglas é o motivo pelo qual se desenvolvem. Enquanto a LER pode ser adquirida em qualquer atividade (como o serviço doméstico, uma atividade esportiva ou até uma criança no videogame), chamamos de DORT apenas doenças ocupacionais, em que existem profissionais expostos a risco: pessoas que trabalham com computadores, em linhas de montagem e de produção, operam britadeiras ou esportistas.
Entre os sintomas da LER/DORT estão:
🧑🏻💻 Dor localizada, nos membros superiores e dedos;
🧑🏻💻 Dificuldade de movimentação;
🧑🏻💻 Fraqueza, peso, dormência, formigamento, diminuição de sensibilidade;
🧑🏻💻 Redução na amplitude do movimento;
🧑🏻💻 Dificuldades para o uso das mãos;
🧑🏻💻 Inflamação.
O tratamento inclui repouso, uso de medicamentos, fisioterapia e até mesmo cirurgia. Entre em contato com a Clínica Ortopédica Paulista!