imagem que representa a logomarca

Horário de funcionamento:
Seg a Sex das 08h às 18h | Sáb das 08h às 13h
Datas de fechamento da Clínica

Você com certeza já conheceu alguém que reclamou da famosa “Joanete” ou até sofre com ela. O nome médico para essa dolorosa e incômoda condição é Hálux Valgo. Essa deformidade surge a partir de um desequilíbrio entre os ligamentos, tendões e outras estruturas, inclusive os ossos, que atingem o “dedão” do pé, fazendo com que a ponta dele vá desviando cada vez mais para fora.

O hálux valgo acaba atrapalhando todos os outros dedos durante sua evolução, podendo deformar outros dedos, causar calos, bursites nas eminências ósseas, dificuldade para calçar sapatos e as metatarsalgias, que são, simplificadamente, dores nas plantas dos pés, principalmente ao andar.

As causas ainda são controversas, mas calçados inadequados, alterações anatômicas e a genética são as principais apontadas.

O tratamento sempre deve começar por adequar os calçados, mudança de atividades e exercícios físicos. Operar apenas por questão estética deve ser evitado porque os resultados nesses casos nem sempre correspondem às expectativas. Quando nada dá certo e a dor continua, chegou o momento de partir para a cirurgia.

Existem várias técnicas que podem ser usadas e não tem uma melhor que a outra, mas tem aquela que é a mais indicada para você, ou melhor, para cada pé. Esse é o momento de avaliar cada parte do pé e discutir com o paciente qual o melhor rumo a ser tomado. O pós-operatório e tempo de recuperação vão depender da técnica escolhida. Todas as dúvidas e expectativas devem ser discutidas nesse momento e, como vocês já sabem, podem contar sempre com a equipe da Clínica Ortopédica Paulista.