Seu joelho faz “barulho”?

A condromalácia patelar é uma doença do joelho que se caracteriza por um “amolecimento” da cartilagem que recobre a superfície articular da patela, resultando em fissuras e erosões da cartilagem. As causas para esse problema são variadas, mas geralmente resulta de sobrecarga, microtraumas repetidos no joelho ou de um mau alinhamento nas articulações dos membros inferiores.

A condromalácia é uma causa extremamente comum de dor no joelho em adultos jovens. É mais comum em mulheres do que nos homens e é mais frequente em pacientes ativos. A dor no joelho, que é a principal queixa do paciente com condromalácia, é mais frequente durante atividades que aumentam a carga na articulação, como subir e descer escadas, agachamentos e corrida. No consultório médico, o paciente também costuma se queixar de que seu joelho faz “barulho” durante as atividades diárias.

O diagnóstico costuma ser clínico, não sendo necessários exames para iniciar o tratamento na maioria das vezes. A história e o exame físico do paciente são os pontos mais importantes no diagnóstico da condromalácia e devem ser direcionados não apenas para o joelho mas também para todo o membro inferior do paciente. Após isso, o raio-x e a ressonância magnética podem ser solicitados quando necessário. O raio-x permite uma avaliação da anatomia do joelho, em busca de deformidades, e a ressonância magnética permite uma avaliação adicional da cartilagem patelar.

Devido às variadas causas de condromalácia, não há uma forma de tratamento que é universalmente aceita e, portanto, o manejo dessa condição não costuma ser fácil. No entanto, de maneira geral, o tratamento costuma incluir fisioterapia, medicações analgésicas e anti-inflamatórias e a educação e conscientização do paciente a respeito desse diagnóstico. Existem outras opções terapêuticas além destas, como as órteses para o membro inferior e determinados procedimentos cirúrgicos, mas que, na maioria das vezes, não se faz necessário.