A artrose é uma doença progressiva caracterizada pelo desgaste articular cujas principais causas são: envelhecimento natural do corpo, sobrecarga articular (obesidade), instabilidade articular (lesão dos ligamentos), fratura antigas do joelho, doenças reumáticas, entre outras.

O tratamento da artrose está na melhora da qualidade de vida e retorno às suas atividades e é baseado na mudança dos hábitos diários, uso de medicamentos associados a fisioterapia, realização de alongamentos e fortalecimento musculares, uso de condroprotetores orais, infiltrações de visco suplementação ou plasma rico em plaquetas (PR) e acupuntura.

Qual a prevenção da artrose do joelho?

1) O Estilo de vida saudável, com a alimentação balanceada, sem exceção, sob excessos, associados ao controle de peso, sem o efeito “Sanfona”.

2) As atividades físicas regulares e saudáveis, sem excessos, sob adequada orientação médica.

Como se trata a artrose do joelho?

Quando ocorre o insucesso do tratamento clínico (não cirúrgico) indica-se o tratamento cirúrgico como:

1) Osteotomias (para correção de eixos no joelho)

2) Toalete articular (limpeza da articulação para retirada de fragmentos das cartilagens e meniscais para melhorar a inflamação do joelho) ou

3) Artroplastia (Colocação de Próteses) do joelho para substituir as cartilagens desvitalizadas e visando a restauração da função do joelho.