A Epicondilite Lateral é a causa mais comum de dor no cotovelo entre adultos, conhecida como “Cotovelo de Tenista”. Acomete homens e mulheres igualmente, entre 30-60 anos, que fazem algum tipo de movimento repetitivo. Ergonomia incorreta e predisposição genética também estão envolvidas na sua causa.
As queixas são dor na parte lateral do cotovelo que corre para o antebraço, inicialmente durante atividades de levantar objetos, pegar coisas ou quando é preciso fazer movimentos com os punhos. Com a progressão da doença, essa dor também vem durante repouso.
Como exames iniciais, a radiografia ajuda a descartar outros problemas ósseos que podem estar envolvidos na dor, mas geralmente o RX é normal. Para confirmar o diagnóstico, uma ultrassonografia já é suficiente.
O tratamento passa por controle da dor e inflamação, restaurar força e flexibilidade, controlar fatores desencadeantes e cirurgia se nada der certo. Importante lembrar que o tempo para a melhora depende de cada caso. E o rumo do tratamento deverá ser discutido individualmente com seu médico de confiança.
Conte sempre com a equipe da Clínica Ortopédica Paulista.