Home » Nossas Especialidades » Coluna » Postura e dor

Postura e dor

Com o passar do tempo as pessoas vão adquirindo posturas inadequadas, quer seja durante o trabalho, no carro, em casa para assistir televisão, lavar, passar, dormir, etc. Com isso alguns músculos vão encurtando, outros vão ficando fracos e depois começam a ocorrer sobrecargas no sistema osteoarticular. Por fim aparecem as dores. Frequentemente acometem a coluna, mas os ombros, cotovelos, punhos, quadris e joelhos também são acometidos muitas vezes.

Antes de chegar a este diagnóstico o médico precisa afastar outras doenças que também podem estar causando dor, como hérnias, tumores, doenças metabólicas, etc.

O mais importante no tratamento dos problemas causados pela postura inadequada é a conscientização pelo paciente de que ele vai precisar mudar os seus hábitos. Depois, além das orientações do seu médico, ele precisa passar por avaliação com um fisioterapeuta especializado em RPG (reeducação postural global).

O RPG tem por base técnicas específicas para reeducação postural através de exercícios de alongamento musculares e respiratórios, tratando diversas patologias de acordo com a necessidade de cada paciente. Depois do tratamento o paciente precisa cuidar da postura no dia/dia e fazer a manutenção através de exercícios frequentes para alongamento, força, flexibilidade e equilíbrio. Para isto tem vária opções como o Pilates, a Hidroginástica, a Natação, entre outras.

Conheça Nossos Convênios

Confira a lista dos convênios parceiros
da Clínica Ortopédica Paulista

Blog e Artigos