A coluna vertebral costuma ser uma das maiores vilãs do consultório ortopédico. Ela é nosso eixo de sustentação e garante nossa postura, além de proteger nossa medula e nervos.
O ortopedista especialista em tratar patologias da coluna tem como objetivo principal a conscientização dos seus pacientes e prevenção das doenças, promovendo cuidados com a ergonomia e exercícios físicos.
Na falha da prevenção, ele pode ajudar indicando tratamentos fisioterápicos, infiltrações para tratar dor crônica, cirurgias para as famosas hérnias e até as temidas artrodeses.
Postura
Com o passar do tempo, as pessoas vão adquirindo posturas inadequadas, quer seja durante o trabalho, no carro, em casa para assistir televisão, lavar, passar, dormir, etc. Com isso alguns músculos vão encurtando, outros vão ficando fracos e depois começam a ocorrer sobrecargas no sistema osteoarticular.
Por fim, aparecem as dores. Elas frequentemente acometem a coluna, mas também podem atingir os ombros, cotovelos, punhos, quadris e joelhos.
Antes de chegar a este diagnóstico o médico precisa afastar outras doenças que também podem estar causando dor, como hérnias, tumores, doenças metabólicas, etc.
O mais importante no tratamento dos problemas causados pela postura inadequada é a conscientização pelo paciente de que ele vai precisar mudar os seus hábitos. Depois, além das orientações do seu médico, ele precisa passar por avaliação com um fisioterapeuta especializado em RPG (reeducação postural global).
O RPG tem por base técnicas específicas para reeducação postural através de exercícios de alongamento musculares e respiratórios, tratando diversas patologias de acordo com a necessidade de cada paciente.
Depois do tratamento o paciente precisa cuidar da postura no dia a dia e fazer a manutenção através de exercícios frequentes para alongamento, força, flexibilidade e equilíbrio. Para isto tem várias opções como o pilates, a hidroginástica, a natação, entre outras.
Quem pode sofrer com dor na coluna?
Qualquer pessoa em qualquer idade pode ter dor nas costas, mas listamos alguns fatores de risco, que são:
Idade
A dor nas costas se torna comum com o passar da idade. Você pode começar a ter dor nas costas após os 30 anos de idade, por exemplo.
Sedentarismo
A dor sentida nas costas acomete mais comumente pessoas sedentárias, com uma aptidão física.
Sobrepeso
Estar acima do peso pode causar dor nas costas. Uma dieta rica em calorias e gorduras faz você ganhar peso, e esse acúmulo de peso pode sobrecarregar as costas, causando dores.
Genética
Algumas causas podem ser genéticas, como a espondilite anquilosante, uma forma de artrite que afeta a coluna e pode causar dores.
Demais doenças
Alguns tipos de artrite e tumor podem causar dores nas costas.
Trabalho diário
Se no seu emprego você tem que levantar, empurrar ou puxar qualquer objeto, ao torcer sua coluna, você pode sentir dores. Ou se você trabalha em uma mesa durante o dia todo e não se senta em linha reta, você também poderá sentir incômodos no fim do dia.
Tabagismo
Seu corpo pode não ser capaz de obter nutrientes suficientes para os discos, se você for fumante. A tosse característica do fumante também causa dores nas costas.
Como evitar a dor na coluna?
Muitas pessoas se queixam de dor na coluna, para evitar esse incômodo é recomendado:
- Praticar atividade diária;
- Manter os músculos das costas fortes;
- Manter peso saudável ou perder peso se você está acima do idea’;
- Você precisa de vitamina como cálcio e vitamina D;
- Tente ficar de pé em linha reta e evitar o levantamento de peso sempre que puder;
- Sempre que levantar objetivo pesado, dobre as pernas e mantenha suas costas retas;
Como tratar?
A dor na coluna pode ser amenizada com:
Compressas mornas
As compressas mornas no local afetado aumentam o fluxo sanguíneo, relaxa as estruturas musculares, promovendo sua analgesia, mas deve ser usada com cuidado para não acontecer queimaduras na pele.
Medicamentos e pomadas
Passar uma pomada específica de coluna no local da dor pode ser útil para contornar seus sintomas.
Os anti-inflamatórios e analgésicos são indicados quando a dor é intensa, diminuindo a qualidade de vida do paciente, mas só devem ser usados sob prescrição de um ortopedista. Os medicamentos para este tipo de incômodo podem ser usados por algumas semanas de acordo com a gravidade da lesão.
Fisioterapia
A fisioterapia com aparelhos, massagem terapêutica e exercícios é uma boa indicação para o alívio de dores e para tratar problemas de coluna porque direciona a sua causa. A prática deve ser realizada todos os dias ou 2 a 3 vezes por semana para controlar as dores.
Alongamentos
A dor na coluna pode ser aliviada e tratada com exercícios que devem ser indicados pelo fisioterapeuta, como os alongamentos.
Acupuntura
As sessões de acupuntura podem ajudar a aliviar a dor na coluna, mas não deve ser usada exclusivamente. O ideal é que seja realizada 1 por semana enquanto os sintomas estiverem presentes.
Quer saber mais sobre coluna? Agende sua consulta na Clínica Ortopédica Paulista.