Quais as principais causas de dor no ombro?
Postado em: 30/08/2021
A dor no ombro é comum em pessoas de todas as idades, mas tende a acometer mais diretamente jovens que praticam esportes e idosos.
Não é incomum encontrar praticantes de esportes como tênis, basquete e handebol se queixando de dor nos ombros.
Alguns exercícios de repetição, como os praticados em academias para tonificação muscular, também favorecem os desconfortos no ombro.
Isso acontece porque a repetição de movimentos pode desgastar as articulações do ombro, causando o atrito que é o motivo das dores.
Mas não são apenas os exercícios e esforços físicos que causam dor no ombro, visto que algumas enfermidades podem provocar os mesmos sintomas.
E é sobre isso que iremos falar a seguir, confira as principais causas de dor no ombro!
1 – Bursite
A bursite é uma inflamação que acomete as bursas.
As bursas são estruturas semelhantes a pequenas almofadas que têm como função proteger os tendões e músculos dos ombros.
Esse tipo de inflamação acomete, na maioria dos casos, praticantes de atividades que exigem muito da capacidade motora dos ombros, como nado, pintura e ginástica.
Tal condição é caracterizada por dor intensa e dificuldade na locomoção dos ombros para realizar atividades simples como pentear o cabelo ou escovar os dentes.
2 – Tendinite
A tendinite tem como característica a inflamação de tendões, como seu nome já sugere.
No ombro, a tendinite compromete toda a estrutura dos tendões locais provocando, além da dor intensa, uma sensação de fraqueza no indivíduo que está passando pelo processo inflamatório.
A identificação da tendinite nos ombros se dá pelo local da dor, que geralmente é a parte frontal do ombro.
Essa condição dificulta movimentos como o de levantar os braços para frente.
3 – Artrite
A artrite é uma doença degenerativa que geralmente é observada em idosos, mas não deve ser descartada em pessoas mais jovens.
Essa condição é caracterizada principalmente por uma forte inflamação nas estruturas das articulações do corpo, causando muita dor, dificuldade de locomoção e inchaços no local.
4 – Capsulite adesiva
A Capsulite adesiva também é conhecida como a “doença do ombro congelado”.
Trata-se de uma severa inflamação nas articulações do ombro que praticamente imobiliza essa região do corpo da pessoa acometida.
A dor e dificuldade de mover o ombro e o braço surgem gradualmente.
Essa condição acomete, em sua maioria, mulheres acima de 40 anos que já tiveram o braço imobilizado por mais de 2 meses.
Além de afetar cartilagens e ossos do ombro, essa doença também provoca contraturas musculares, tornando ainda mais difícil o seu tratamento.
5 – Fraturas
Quedas e acidentes geralmente provocam lesões que podem ser identificadas facilmente, sendo em alguns casos até expostas.
Mas existem pequenos acidentes e pancadas que lesionam ossos e cartilagens de forma “silenciosa”, provocando apenas mais tarde alguns sintomas, quando são finalmente identificadas.
Na estrutura do ombro existem ossos como o úmero e a clavícula que podem ser lesionados facilmente e submeter o indivíduos acometidos a muitas dores.
Além disso, acidentes mais graves como quedas e acidentes automobilísticos são grandes causadores de fraturas no ombro.
Diagnóstico e tratamentos
Em todos os casos de dor no ombro um ortopedista deve ser visitado, a fim de serem feitos exames de toque e de imagem, como ultrassonografias e tomografias.
Nos casos de inflamações como tendinite, artrite e bursite, o uso de medicamentos certamente será a primeira opção.
Já no que diz respeito às condições que afetam diretamente a capacidade motora do indivíduo, fisioterapias devem ser incluídas no tratamento.
Já no caso da capsulite adesiva e também a tendinite em seu grau mais agudo, que podem causar os chamados “travamentos” do ombro, só poderão ser revertidos com a realização de fisioterapia.
No caso das fraturas, principalmente aquelas causadas por acidentes, o quadro pode ser mais grave e exigir intervenções cirúrgicas para correção.
De toda forma, ao sentir qualquer tipo de dor no ombro visite um ortopedista para que o seu quadro seja avaliado e a melhor opção de tratamento para o seu caso seja definida e posta em prática.
A clínica paulista possui uma equipe de ortopedistas especialistas prontos para te atender, agende já sua consulta!