Prótese de cotovelo: quando é indicada?
Postado em: 26/10/2022
A artroplastia de cotovelo é uma cirurgia para substituir a articulação do cotovelo por uma prótese. Geralmente é indicada para reconstruir a articulação dessa região em função de alguma doença como artrite, artrose ou lesões graves.
Pode ser utilizada uma prótese para substituir a cabeça do rádio (prótese parcial) ou uma prótese para substituir a articulação do úmero com a ulna (prótese total).
De modo geral, a prótese de cotovelo é recomendada pelo especialista quando os tratamentos conservadores (fisioterapia, medicação e infiltração) não são suficientes para extinguir as dores e os sintomas da artrite ou artrose.
Além disso, quando ocorrem fraturas graves, a prótese pode ser igualmente necessária. Normalmente, ela é colocada em pacientes com mais de 60 anos, não sendo indicadas para jovens, pois há risco de soltura. Dependendo do caso, a prótese pode ser total ou parcial.
De modo geral, os resultados são muito satisfatórios, pois reduzem ou até mesmo acabam com as dores no cotovelo. Pacientes que sofrem com dor do atrito do osso contra osso em razão do desgaste articular se beneficiam da cirurgia com alívio da dor.
A intervenção permite ainda que os movimentos do cotovelo voltem a ser realizados, aumentando a mobilidade do braço e reduzindo a rigidez articular.
Precisa de ajuda para tratar dores frequentes no cotovelo? Conheça o corpo clínico de referência da Clínica Ortopédica Paulista!