Como se preparar para a cirurgia no joelho: dicas práticas para antes e depois do procedimento
Postado em: 22/03/2023
Um procedimento cirúrgico por mais simples e rápido que possa ser, ainda é invasivo ao corpo do paciente e só é recomendado em casos extremos ou quando não houver resposta a um tratamento conservador prescrito anteriormente, ou seja, uma cirurgia só é realizada quando realmente existe necessidade.
Rompimento ligamentar, fraturas, lesão de menisco e certos graus de osteoporose estão entre os diagnósticos mais comuns passíveis de uma cirurgia no joelho.
Pode ser indicada também em casos de deformidades e instabilidade articular que prejudicam a qualidade de vida do paciente. O cirurgião do joelho é o profissional capacitado para avaliar e indicar a necessidade e o tipo do procedimento cirúrgico.
Como é o pré-operatório de uma cirurgia no joelho?
Um bom pré-operatório é importante para um procedimento tranquilo e uma recuperação eficaz, por isso tanto o médico quanto o paciente devem fazer seu papel da melhor maneira possível. Veja abaixo as recomendações mais comuns para pacientes que estão se preparando para sua cirurgia:
- Converse com seu médico e tire todas as dúvidas, é comum sentir medo quando o assunto é cirurgia, porém tudo começa com conhecimento, assim você poderá entrar para o centro cirúrgico mais tranquilo e menos apreensivo.
- É provável que seu médico receite algum medicamento pré-operatório, seja rigoroso para toma-lo no horário e evite qualquer outro remédio que não tenha sido orientado.
- Realize todos os exames solicitados, através deles seu médico poderá avaliar se você está apto para realizar a cirurgia.
- Pacientes em pré-operatório devem obrigatoriamente suspender o uso de álcool, fumo ou outras drogas pelo período indicado por seu médico.
- Alimentação saudável e balanceada, bem como o corpo hidratado fazem parte de um pré-operatório satisfatório.
- Se organize para o pós-operatório, seu repouso será indispensável nos primeiros dias, converse com amigos, familiares e equipe de trabalho, sua rotina não será a mesma do tempo recomendado pelo médico.
- Providencie cadeira de rodas ou muletas, são acessórios importantes após uma cirurgia no joelho.
Como é o pós-operatório de uma cirurgia no joelho?
Quanto ao pós-operatório, é de extrema importância que todas as recomendações sejam seguidas à risca para uma recuperação eficaz, mais rápida, menos dolorosa e com uma cicatriz mais discreta possível, por isso novamente médico e paciente devem estar em sintonia para que isso aconteça.
Confira as principais recomendações para pacientes que passaram por uma cirurgia no joelho:
- Independente da complexidade da cirurgia o repouso é indispensável, variando apenas a quantidade de dias conforme recomendado, sendo no mínimo 4 dias sem apoiar o peso do corpo sobre a perna em que o joelho foi operado, além disso o paciente deverá manter a perna elevada evitando inchaço na região local, por isso faça uso de muletas sempre que necessário se locomover.
- Tenha atenção especial com os pontos e a região, faça sua limpeza conforme recomendado por seu médico e se mantenha de olho em qualquer alteração como secreções e vermelhidão.
- Evite exposição solar, ela pode prejudicar a aparência da sua cicatriz causando escurecimento.
- Os medicamentos prescritos deverão ser tomados corretamente nos horários indicados e evite quaisquer que não façam parte do tratamento para sua recuperação, coloque um despertador para ajudar a lembrar.
- Gradativamente você precisará retornar seus movimentos, isso ajudará melhorar a circulação sanguínea da articulação e a sua cicatrização.
- Alimentação saudável e balanceada, beber a quantidade ideal de água, e a suspensão do fumo, álcool ou outras drogas, são recomendações que se estendem ao pós-operatório.
- Tão importante quanto as demais recomendações é a fisioterapia, ela possibilita uma recuperação mais rápida, evita possíveis complicações diminuindo os níveis de dor e inchaço, ajudando a restabelecer os movimentos do paciente, além de prevenir contratura muscular e a rigidez articular.
10 dicas para manter joelhos saudáveis e longe de lesões
Hoje existe um consenso mundial de que o sedentarismo é o principal responsável pelo desequilíbrio e fraqueza muscular com repercussões no joelho. Seguem algumas dicas preventivas baseadas em estudos atuais:
1 – Pratique esportes
A construção de músculos fortes nos quadríceps e isquiotibiais (anteriores e posteriores da coxa) pode diminuir a dor e ajudar as pessoas a tolerarem melhor algumas doenças.
2 – Peça orientações a um traumatologista do esporte
Sabe-se hoje que algumas descobertas do exame físico podem evitar lesões.
3 – Peça orientações a um treinador
O treinamento incorreto é considerado o principal fator ligado a lesões.
4 – Fortaleça o joelho
O joelho atua como o principal dissipador de energia cinética no esporte. Ou seja, qualquer impacto ou força de explosão passa por esta articulação.
5 – Fortaleça o quadril
A musculatura do quadril vem, cada vez mais, ganhando atenção em traumatologia esportiva. Acredita-se que os músculos glúteo médio e mínimo, principais estabilizadores do quadril, quando fortes e de rápida contração, evitam que o joelho “caia para dentro”.
6 – Não exagere no treino
Picos súbitos de treino visando determinada prova podem ser o “estopim” de uma lesão, principalmente se os tecidos do joelho já estiverem sobrecarregados.
7 – Mantenha o peso controlado
Para se ter uma ideia, a cada passo dado, o impacto de duas a quatro vezes do peso corporal é transmitido através da articulação do joelho.
8 – Cuidado com o calçado
Tênis confortáveis e com bom amortecedor ajudam a tirar a pressão da articulação do joelho.
9 – Melhore o equilíbrio
O treinamento direcionado a determinada modalidade esportiva, quando aliado a exercícios de pilates, é indicado na prevenção de lesões nos joelhos.
10 – Trabalhe as outras articulações
Uma boa flexibilidade e bom arco de movimento do quadril e tornozelo ajudam a transmitir e dissipar melhor a força durante o esporte, evitando a sobrecarga nos joelhos.
Faça uma avaliação completa com um dos especialistas em joelho da Clínica Ortopédica Paulista!
Leia também:
Artrose de joelho: o que é e qual o tratamento indicado?