Cirurgia de prótese no quadril: como é feita
Postado em: 30/10/2020
É comum os pacientes terem dúvidas quanto à cirurgia de prótese no quadril. Porém, o que todos devem saber é que o seu principal objetivo é a retomada de uma vida ativa e sem dor.
A recuperação da cirurgia no quadril varia de seis meses a um ano, sendo sempre indicado fazer fisioterapia logo no primeiro dia do pós-operatório.
O que é a cirurgia de prótese no quadril?
A cirurgia de prótese de quadril nada mais é do um procedimento que remove a articulação doente, geralmente com desgaste e perda de cartilagem, colocando em seu lugar uma articulação artificial.
Além de retirar a dor e garantir qualidade de vida do paciente, o objetivo da prótese é preservar a movimentação da articulação. Sendo assim, ela é indicada quando o indivíduo apresenta:
- Dor no quadril que limita as atividades do dia a dia, como caminhar ou se curvar;
- Dor no quadril mesmo durante a noite;
- Rigidez no quadril.
Quais os exercícios indicado após a prótese de quadril
Após a colocação da prótese de quadril, o ortopedista recomenda fazer exercícios que melhoram a movimentação do corpo e as contrações isométricas na cama ou sentado.
O intuito dos exercícios com fisioterapeuta é fortalecer os músculos, melhorar o movimento do quadril e aumentar a circulação sanguínea, evitando a formação de coágulos. São eles:
- Exercícios na piscina: podem ser realizados após 10 dias da cirurgia para relaxamento e diminuição do espasmo muscular. Também é possível usar pequenos equipamentos flutuantes, como halter, colar cervical, palmar, caneleira e prancha.
- Alongamentos: podem ser realizados a partir do primeiro dia do pós-operatório, com a ajuda do fisioterapeuta, para manter a amplitude dos movimentos.
- Caminhada leve: usando muletas ou andador, seguindo a indicação de tempo determinada pelo médico.
Quais são os cuidados para não deslocar a prótese de quadril
Além dos cuidados com a realização de exercícios, também deve-se prestar atenção para que a prótese de quadril não saia do lugar. Para isso o paciente deve evitar cruzar as pernas, não apoiar todo o peso do corpo na perna com a prótese e manter a perna com a prótese esticada.
Esses cuidados são muito importantes principalmente nas primeiras semanas pós-operatório, mas também devem ser mantidos ao longo do tempo.
Para o alívio da dor, geralmente o ortopedista libera a compressa fria durante 15 a 20 minutos. A retirada dos pontos é feita no hospital após 10 dias.
Artigo escrito pelo Dr. Bruno Francesco Scatigna