imagem que representa a logomarca

Horário de funcionamento:
Seg a Sex das 08h às 18h | Sáb das 08h às 13h
Datas de fechamento da Clínica

Para quem não sabe, a articulação do quadril é formada pela junção da cabeça femoral com a bacia e está sujeita a uma série de distúrbios. Inclusive, algumas delas necessitam até de cirurgia no quadril.

As doenças mais comuns tratadas por um profissional ortopedista especialista em quadril são: a Osteoartrose, a Osteonecrose, a Síndrome de Impacto Femoroacetabular e várias outras patologias, como as Bursites e Tendinites. Vamos falar um pouco mais sobre cada uma delas abaixo!

Artrose

Também conhecida como desgaste, a artrose do quadril nada mais é do que a lesão avançada da cartilagem do quadril associada com alterações ósseas, o que resulta em dor, limitação das atividades diárias e limitação do movimento. 

Nem sempre os fatores que desencadeiam a artrose do quadril são claros, mas o histórico familiar é importante, havendo um papel genético significativo no seu aparecimento, especialmente se precoce. 

Um dos primeiros sintomas da artrose é a dor localizada na região anterior do quadril (inguinal ou virilha), mas também pode ocorrer no lado ou posterior (glútea). Ela tende a piorar com a atividade física (caminhada e subir escadas), mas pode ocorrer a noite em repouso. 

No início da doença a dor é facilmente controlada com repouso ou analgésicos leves. Porém, com a sua evolução, o paciente começa a perceber a diminuição do movimento e fica cada vez mais difícil cruzar a perna, colocar o calçado ou a meia, cortar as unhas dos pés ou se agachar. 

O tratamento da artrose do quadril pode ser:

  • Não cirúrgico: com o uso de analgésicos e anti-inflamatórios para tratar a dor. A fisioterapia pode levar à uma melhora funcional e ao alívio da dor nos quadros leves e moderados de artrose. Alguns casos podem necessitar injeções intra-articulares para o alívio sintomático.
  • Cirúrgico: os casos mais leves podem ser tratados com osteotomias (cirurgias que modificam o alinhamento dos ossos). A artroplastia do quadril é o tratamento final e mais efetivo para o desgaste avançado do quadril. 

Necrose da cabeça femoral

Quando os vasos sanguíneos da cabeça femoral são rompidos, nos casos de trauma e fratura do colo do fêmur, ou ocluídos por coágulos ou êmbolos de gordura. O resultado final dessas situações é o infarto da cabeça femoral e a morte das células ósseas.

A foragem é uma alternativa de tratamento. O procedimento consiste em perfurações ósseas na região do infarto com o objetivo de estimular a revascularização e diminuir da dor. Durante esse procedimento pode ser enxertado osso no local da necrose. 

Contudo, quando já ocorreu o colapso e a articulação tiver sinais de artrose, pode ser necessária a artroplastia total do quadril.

Impacto femoro acetabular ou Lesão de Labrum

Também chamado de Lesão de Labrum, o impacto femoroacetabular é uma doença no quadril na qual há uma ou mais alterações na forma do quadril, que podem ser do tipo CAME, PINCER ou uma combinação deles (tipo misto). 

O principal sintoma dessa doença é a dor na região anterior do quadril relacionada com movimentos específicos ou com a atividade física.

O tratamento pode ser não cirúrgico (analgesia, fisioterapia, mudança no estilo de vida ou exercício) ou o tratamento cirúrgico, com a artroscopia do quadril.

Tendinites dos glúteos ou bursite trocantérica

A tendinite dos glúteos é a principal causa de dor na região do quadril, pois ocorre a inflamação do tendão do músculo glúteo médio e/ou mínimo, associada ou não com diversos graus de ruptura.

Os principais sintomas são a dor na face lateral do quadril que piora ao levantar-se da cadeira ou da cama. Também pode haver desconforto ao caminhar e para deitar ou dormir de lado sobre o quadril doente.

O tratamento dos quadros mais leves é com anti-inflamatórios via oral, gelo e fisioterapia. Entretanto, quando não há resposta adequada e os sintomas persistem, podem ser realizadas injeções próximas ao tecido inflamado com diversos tipos de medicações.

Displasia do quadril

A displasia do quadril é uma malformação do membro inferior, em que o acetábulo apresenta formação inadequada, existindo um aumento do estresse sobre a cartilagem e lábio acetabular, podendo causar ruptura do lábio, lesões da cartilagem e fadiga/tendinopatias dos músculos glúteos.

Os principais sintomas são encurtamento discreto do membro inferior ou dor lateral e na região lombar. 

Uma vez identificado esse quadro, uma alternativa para casos selecionados é a osteotomia periacetabular, que é um tipo de cirurgia que modifica o alinhamento dos ossos da bacia.

Pubalgia

Pubalgia é o nome dado à dor originada ou relacionada à região púbica, que está normalmente associada ao desequilíbrio muscular entre os músculos abdominais e os adutores.

O paciente costuma sentir dor, que piora após as atividades físicas, que se estende da região púbica pela face interna da coxa, podendo irradiar-se também a virilha. 

O tratamento da pubalgia baseia-se inicialmente em repouso, abstenção de atividades de impacto e em um programa fisioterápico para buscar o reequilíbrio muscular.
Agora que você já conhece tudo sobre a especialidade quadril, da Clínica Ortopédica Paulista, não deixe de agendar uma consulta com um de nossos profissionais!