Cirurgia de Artroscopia no Ombro

A artroscopia do ombro é um procedimento cirúrgico onde o ortopedista faz um pequeno acesso na pele do ombro e insere uma pequena óptica, para avaliar as estruturas internas do ombro, como os ossos, tendões e ligamentos, e realizar os tratamentos indicados. Sendo assim, uma cirurgia minimamente invasiva.

Normalmente, a artroscopia é usada em casos de lesões agudas e crônicas no ombro que não melhoram com o uso de remédios e fisioterapia, servindo como uma forma de complementação diagnóstica. Através deste procedimento, o ortopedista consegue confirmar o diagnóstico prévio realizado por meio de exames complementares, como ressonância magnética e, realizar, o tratamento, se necessário. Alguns dos tratamentos realizados através de artroscopia são:

• Reparação de ligamentos, no caso de rompimento;
  • Remoção de tecido inflamado;
  • Remoção de cartilagem solta;
  • Tratamento do ombro congelado;
  • Avaliação e tratamento da instabilidade do ombro.

Mas, se o problema for mais grave, como uma fratura ou rompimento completo dos ligamentos, pode ser necessário marcar uma cirurgia tradicional, servindo a artroscopia apenas para diagnosticar o problema.

Recuperação da artroscopia

O tempo de recuperação da artroscopia do ombro é mais rápida que o da cirurgia tradicional, mas pode variar de acordo com a lesão e o procedimento. A artroscopia tem maior vantagem em relação à cicatrização, pois não conta com cortes extensos, o que torna as cicatrizes menores.

Durante o período de pós-operatório é fundamental seguir todas as indicações do médico, sendo que alguns dos cuidados mais importantes são:

• Usar a imobilização de braço recomendada pelo ortopedista, pelo tempo indicado;
  • Não fazer esforço com o braço do lado operado;
  • Tomar os medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios receitados;
  • Dormir com a cabeceira da cama levantada e dormir sobre o outro ombro;
  • Aplicar gelo ou bolsas de gel sobre o ombro durante a 1ª semana,  tendo cuidado com as feridas cirúrgicas.

É muito importante começar a fisioterapia 2 ou 3 semanas após a artroscopia para recuperar todo o movimento e amplitude da articulação.

Riscos da artroscopia do ombro

Mesmo sendo um procedimento cirúrgico seguro, como qualquer outra cirurgia tem um baixo risco de infecção, sangramentos ou surgimento de lesões nos vasos sanguíneos ou nervos.

Para diminuir as chances destas complicações deve-se selecionar um profissional qualificado, especialmente um ortopedista especializado em cirurgia de ombro e cotovelo.